Diocese de Macapá celebra o dia do padroeiro do Amapá

Centenas de fiéis se reuniram neste 19 de março, na Catedral São José

Centenas de fiéis se reuniram neste 19 de março, na Catedral São José, para celebrar o dia do padroeiro do estado do Amapá e da Diocese de Macapá. A programação em honra ao santo começou com a celebração da santa missa, mas logo cedo a Catedral já recebia os primeiros fiéis promesseiros, que chegavam sozinhos, a pé, ou em caravanas.

O Padre Adriano Carminatti conduziu uma das manifestações de fé a São José. Com alegria e espiritualidade, fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria partiram da Zona Norte da cidade até a Catedral São José. A caminhada, escolhida para o dia de São José, contemplou a peregrinação jubilar.

Peregrinos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria chegam à Catedral concluindo peregrinação jubilar no dia do santo padroeiro | Foto: Simone Souza - Pascom
Peregrinos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria chegam à Catedral concluindo peregrinação jubilar no dia do santo padroeiro | Foto: Simone Souza – Pascom

 

“Nós, como paróquia, organizamos nossa peregrinação jubilar e achamos oportuno escolher o dia de São José para essa caminhada, a pedido da Igreja Católica. É um momento de renovação espiritual, de fé, oração e reflexão, também pelo perdão dos pecados, já que a Igreja oferece indulgências especiais neste ano santo. Além disso, é uma oportunidade para caminharmos juntos como comunidade, sendo uma Igreja em saída, uma Igreja sinodal”, explicou o Padre Adriano.

Fiéis rezam o Pai-nosso durante a missa | Foto: Willian Valério - Pascom
Fiéis rezam o Pai-nosso durante a missa | Foto: Willian Valério – Pascom

A missa, celebrada pelo bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro, contou com a presença do bispo emérito Dom Pedro José Conti, padres, diáconos, ministros, autoridades políticas e a comunidade católica amapaense. Em sua homilia, Dom Antônio destacou as virtudes de São José e sua dedicação à família e ao lar.

“Devemos olhar para a beleza de São José e somos chamados a viver suas virtudes e valores. Este ano, com o tema da festa, somos convidados a cuidar mais da natureza e do meio ambiente, assim como José cuidou de seu lar. Precisamos da natureza para viver, mas antes de tudo, devemos cuidar de nós mesmos. O lar é o ambiente onde testemunhamos a solidariedade e a comunhão, e devemos crescer na virtude da reflexão e discernir o que é conveniente”, afirmou Dom Antônio.

Procissão saiu às ruas após a Celebração Eucarística | Foto: Victória Figueiredo - Pascom
Procissão saiu às ruas após a Celebração Eucarística | Foto: Victória Figueiredo – Pascom

Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do Centro de Macapá até a Igreja Jesus de Nazaré. Manifestações de fé e gratidão marcaram todo o percurso. Para o fiel Rilson Corrêa, este é um momento de ação de graças.

“Não tem como não se emocionar com a festa de São José. É um momento de ação de graças, de reconhecimento à beleza dessa devoção ao patrono de Macapá, dos trabalhadores e das famílias”, afirmou Rilson.

A festividade de São José em Macapá não é apenas uma celebração religiosa, mas um verdadeiro testemunho de fé, devoção e união comunitária. Em cada passo, nas orações e nas palavras de cada fiel, fica claro o profundo vínculo com o santo padroeiro, cuja vida nos inspira a cuidar uns dos outros, a proteger o lar e a natureza, e a fortalecer os laços que nos tornam uma verdadeira família de fé.

Fonte: Diocese de Macapá / Por Márcia Fonseca | Pascom

Compartilhe essa Notícia

Leia também