Encontro com Sacerdotes da Amazônia, no dia 5

A Conferencia Eclesial da Amazonia – CEAMA realizará, de forma virtual, no dia 5 de novembro, quarta-feira, o ‘Encontro com Sacerdotes da Amazônia’. O encontro tem como objetivo coletar informações para formular os horizontes apostólicos sinodais da CEAMA.

Este encontro faz parte de um programa da fase de escuta, que também inclui bispos, vida religiosa, jovens, povos originários e organizações da Igreja no território amazônico. Uma comissão irá recolher as partilhas desta fase para elaborar um documento de trabalho, com o qual a Assembleia, em março de 2026, definirá as prioridades apostólicas em que a CEAMA será focada nos próximos anos.

Após os encontros uma comissão irá compilar as informações, e elaborar um documento de trabalho com o qual a Assembleia, em março de 2026, definirá as prioridades apostólicas em que a CEAMA se focará nos próximos anos.

Para Alicia Covaleda, consultora externa de planejamento da CEAMA, neste primeiro momento a ideia é o da escuta. “Neste momento estamos convidando os sacerdotes da Amazônia que estão nos nove países que integram a Pan-Amazônia Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, e em outros momentos escutaremos outros grupos, para que possam nos ajudar a formatar o documento que definirá as prioridades apostólicas para os próximos anos da Conferência Eclesial da Amazônia”, disse Alicia.

A CEAMA conta com a representação de sacerdotes na presidência e um delegado sacerdote por país. No Brasil existem dois delegados padre Jadson Borba, vigário da paróquia São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e padre Reinaldo Braga Junior, vigário paroquial na Diocese de Diamantino (MT) e fundador da Companhia das Irmãs Discípulas do Divino Pastor.

CEAMA

Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) é um organismo eclesial permanente que representa a Igreja na região amazônica, com o objetivo de cumprir os compromissos do Sínodo da Amazônia (2019), buscando fortalecer a missão evangelizadora com uma visão amazônica e integrando a ecologia integral. Seu reconhecimento deu-se em outubro de 2021, quando foi canonicamente reconhecida pelo Papa Francisco. Em sua composição inclui a participação de bispos, religiosos, leigos, representantes de organizações e povos indígenas, promovendo a sinodalidade (participação e comunhão). 

Serviço:

Encontro e Sacerdotes na Amazônia
Dia 5 de novembro (quarta-feira)
Horário 18h (horário de Brasilia)

Link: https://us06web.zoom.us/j/86261159851
ID da reunião: 862 6115 9851
Senha: 1234

Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler

Compartilhe essa Notícia

Leia também