Encontro de consagrados e consagradas em Conceição

Momento de partilha, oração e estudo marcou a Semana de Formação dos Consagrados e Consagradas, realizada na Chácara Bom Pastor, em Redenção, com a presença de sacerdotes, religiosos e seminaristas da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

Formação, estudo e espiritualidade

Na última segunda-feira (20 de outubro), teve início um momento de reflexão, estudo, espiritualidade e formação para os consagrados e consagradas da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia.

O encontro aconteceu durante toda a semana na Chácara Bom Pastor, em Redenção, reunindo participantes em um ambiente de convivência fraterna e oração.

No primeiro dia, foram desenvolvidas as seguintes atividades: celebração da Santa Missa, jantar, apresentação da Missão Diocesana 2025 e partilha por grupo — onde os missionários diocesanos deram seus testemunhos diante das experiências que estão vivenciando neste ano.

Dias de comunhão e aprofundamento

A Semana de Formação dos Consagrados e Consagradas da nossa Diocese foi concluída nesta sexta-feira (24 de outubro).

Desde o início da semana, sacerdotes, diáconos permanentes, religiosos e religiosas, viúvas e virgens consagradas, além de dois seminaristas, participaram desse momento de comunhão, oração e formação.

Ao longo dos dias, foram abordadas diversas temáticas, entre elas a Iniciação à Vida Cristã (IVC), sob a assessoria do Pe. Jean Poul, secretário executivo de Campanhas da CNBB. Ele não faz parte da equipe da Animação Bíblico-Catequética, em nível nacional, mas, devido à sua vasta experiência na área, é frequentemente enviado para missões com esta dimensão catequética.

Reflexões com o Padre Jean Poul

O Pe. Jean Poul, mineiro, com seu carisma e experiência, pôde ajudar os consagrados e consagradas da nossa Diocese a refletirem, conhecerem e compreenderem melhor a Iniciação à Vida Cristã, que, como ele mesmo disse, “não é um método, mas uma mística, uma espiritualidade”; portanto, “a catequese é para a vida inteira”.

Para isso, é necessário ser humilde e estar aberto a novos conhecimentos e descobertas. Nesse sentido, o sacerdote afirmou: “estamos sempre amadurecendo” e “não devemos estar nem verdes nem maduros, mas sempre ‘de vez’”.

Ele partilhou sobre a temática da IVC na terça e na quarta-feira. Nos demais momentos, aproveitou para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema: Fraternidade e Moradia. Com isso, ajudou muitos dos presentes a reconhecerem a importância e a abrangência que essa campanha tem na vida da Igreja.

Gratidão e caminho vocacional

Na quinta-feira, o padre se despediu da nossa Diocese e levou consigo uma lembrança muito especial. Padre Josiano, em nome dos participantes, agradeceu a contribuição e a partilha sinceras do Pe. Jean Poul.

A Semana de Formação seguiu com a reflexão sobre a sensibilidade vocacional em nossa Diocese, com momentos de escuta e propostas para fortalecer a animação vocacional em todo o território da nossa Igreja Particular.

Vivência jubilar e encerramento

Mas nem só de formação vive o homem… No fim da tarde de quinta-feira, os participantes realizaram uma peregrinação jubilar até a Fazenda da Esperança, a pé. Lá, celebraram a Santa Missa e partilharam com os acolhidos da Fazenda um jantar delicioso.

Na sexta-feira, os padres, diáconos e religiosos se reuniram para continuar tratando de assuntos relacionados à revisão do Diretório Litúrgico-Sacramental da nossa Diocese. Simultaneamente, as consagradas se reuniram em outro local para refletir sobre a vocação feminina.

Encerrada a programação, os participantes retornaram às suas paróquias e seguem com seus apostolados, missões e pastorais. Por isso, não deixe de rezar por todos os consagrados e consagradas de nossa Diocese.

Fonte: Regional Norte 2 / Texto e fotos: Pascom Diocese de Conceição do Araguaia

Compartilhe essa Notícia

Leia também