No último final de semana (04, 05 e 06 de julho), alguns consagrados e candidatos à vida consagrada reuniram-se na Chácara Bom Pastor, em Redenção, para mais um Encontro Formativo da nossa Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Estiveram presentes seminaristas, diáconos, padres, nosso bispo Dom Dominique, Suraya (virgem consagrada), viúvas consagradas, candidatas à viuvez e à virgindade consagrada, além de candidatos ao diaconato permanente acompanhados de suas esposas — alguns também trouxeram seus filhos.
O encontro foi um espaço privilegiado de formação, espiritualidade, convivência e fortalecimento dos laços fraternos.
No primeiro dia, cerca de 50 participantes partilharam suas experiências vocacionais vivenciadas no primeiro semestre de 2025, num clima de acolhida e comunhão.
No sábado, Suraya, juntamente com Dom Dominique, conduziu uma profunda reflexão sobre a Vida Interior, fundamentada nos ensinamentos de duas grandes doutoras da Igreja: Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Ávila.
Outro momento de destaque foi conduzido pelo Pe. Hélder Salvador, que, de maneira dinâmica e acessível, abordou o tema da Vida Eclesial, ressaltando a importância e a missão de cada membro no Corpo Místico da Igreja.
Encerrando o ciclo de formações, o Pe. Pedro Viana refletiu sobre o tema Vida Consagrada em Missão, convidando os participantes a assumirem com renovado ardor o chamado ao serviço e ao testemunho.
O encontro foi marcado por intensos momentos de partilha, o que favoreceu a interação e o fortalecimento dos vínculos entre os presentes. Destaca-se, ainda, a participação de novos candidatos ao diaconato permanente, que iniciam assim sua caminhada formativa.
Em todos os dias, a programação incluiu a celebração da Santa Missa e da Liturgia das Horas, elementos essenciais para alimentar a espiritualidade e a unidade do grupo.
Sendo assim, rezemos por todas estas pessoas que participaram desse encontro pedindo ao Senhor da Messe que os fortaleça e os anime em suas mais diversas missões e que Ele os mantenha perseverantes em suas vocações. Amém.
Fonte: Diocese de Conceição do Araguaia / Por seminarista Antonio Edney