Jubileu dos comunicadores em Bragança

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, a Diocese de Bragança do Pará viveu um marco histórico com o tema ‘Comunicadores de Esperança, Mensageiros da Mansidão o Jubileu dos Comunicadores’ reuniu mais de 120 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas paróquias. O encontro aconteceu no EFAC – Centro de Eventos Nossa Senhora de Guadalupe e em várias comunidades da cidade, no contexto do Ano Jubilar da Esperança, convocado pelo Papa Francisco.

O Jubileu iniciou-se na noite de sexta-feira com credenciamento e acolhida dos participantes, seguido de caminhada orante e terço. Às 19h30, foi celebrada a Santa Missa de abertura, presidida pelo padre Pablo Misley, que em sua homilia destacou o papel essencial dos comunicadores, estiveram co-presidindo os padres Antônio Carlos e Gilmar Rodrigues.

Após a celebração, os participantes compartilharam um jantar e, em seguida, participaram de uma visita cultural à orla da cidade, encerrando o primeiro dia.

O segundo dia começou cedo, com o terço no EFAC e, logo após, a ida para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus onde aconteceu o café da manhã e a primeira pregação do dia “Mensageiros da Mansidão” pelo seminarista e pasconeiro Erik Silva.

Em seguida, os comunicadores seguiram em uma pequena carreata para a Paróquia São João Batista, onde foram acolhidos pelo pároco Padre Gerenaldo e ouviram a reflexão: “A voz que comunica a esperança nos desertos” pelo Diácono Ribamar. Após lanche e partilha, o grupo foi acolhido na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde participaram de um almoço e, à tarde, da pregação: “Maria, mensageira da esperança” conduzida pela pasconeira Valéria Leal.

O momento da tarde também foi marcado pelo roteiro turístico “O Peregrino do Sorriso: Passos de Dom Eliseu”, que levou os comunicadores a conhecerem algumas obras pastorais e o memorial do saudoso bispo Dom Eliseu Maria Coroli, lembrando sua vida de entrega e dedicação missionária.

Às 18h30, os participantes visitaram o Museu de Arte Sacra de Bragança, e à noite desfrutaram de uma Noite Cultural, com jantar e apresentações musicais do Dj Rogilson e banda Paz Inquieta.

O domingo começou cedo com a ida ao bairro Camutá, onde os comunicadores foram acolhidos com café da manhã. No mirante, refletiram o tema: “Peregrinos da Esperança: Mirando o objetivo”. Em seguida em peregrinação até a igreja de Nossa Senhora Auxiliadora no Jiquirí, participaram da pregação “Nossa Senhora Auxiliadora dos Peregrinos” conduzida por Fred Amorim.

Às 11h, saíram em direção até a Igreja de Santa Teresinha onde houve o momento “Pequena Via”, inspirado na espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus conduzido pelas irmãs Terezitas e missionárias de Santa Teresinha. Após o almoço, os participantes seguiram em peregrinação ao Santuário de São Benedito, onde vivenciaram pregação e adoração ao Santíssimo conduzida pelo assessor diocesano da PASCOM padre Pablo Misley com o lema “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis esperança para as vossas almas” (Mt 11,29).

O Jubileu encerrou-se com rito penitencial e procissão até a Catedral Nossa Senhora do Rosário conduzida pelo Diácono Huudson Rodrigo, culminando na Missa de encerramento às 18h30, presidida por Dom Raimundo Possidônio, bispo da Diocese de Bragança.

Fonte: Regional Norte 2 / Por Matheus Felipe / PASCOM Diocese de Bragança (PA)
Fotos: Geovana Vilar, Edvaldo Machado e Renato Soares / PASCOM Diocese de Bragança (PA)

Compartilhe essa Notícia

Leia também