Jubileu dos coroinhas fortalece a juventude em Bragança

A Diocese de Bragança (PA), celebrou com fervor o Ano Jubilar de 2025, tendo como um dos pilares o engajamento da juventude, manifestado no Segundo Jubileu dos Coroinhas e Acólitos. Sob o tema “Peregrinos de Esperança”, a diocese organizou o evento em duas etapas regionais distintas, garantindo a participação plena dos jovens servidores do altar em todo o território.

Com a presença do bispo diocesano Dom Raimundo Possidônio, a primeira celebração reuniu os coroinhas das áreas episcopais de São Francisco e Rosário na cidade de Bragança, marcando o início das festividades. A segunda e maior etapa ocorreu no dia 13 de dezembro de 2025, em Paragominas, congregando cerca de 500 jovens das regiões episcopais Dom Eliseu, Padre Marino Conti e Dom Luís. Este encontro culminou com uma Santa Missa de encerramento, após um dia intenso de animação, catequese e momentos de profunda espiritualidade, como a adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração penitencial.

O Significado do Serviço ao Altar

A expressiva participação juvenil neste Jubileu ressalta a importância vital dos coroinhas e acólitos na vida litúrgica da Igreja. Longe de ser apenas uma função cerimonial, o ministério do servidor do altar é um chamado profundo ao serviço e à devoção.

Os coroinhas são os auxiliares diretos do sacerdote e do diácono durante a celebração da Eucaristia, o coração da fé católica. Eles são responsáveis por garantir a ordem e a solenidade dos ritos, auxiliando no preparo do altar, no manuseio dos vasos sagrados e na condução das procissões. Ao se colocarem a serviço da liturgia, esses jovens aprendem, na prática, o significado de dedicação, silêncio e reverência diante do mistério da presença real de Cristo.

Este serviço é, em si, uma peregrinação de esperança. Ao se dedicarem ao altar, os coroinhas não apenas servem a Deus, mas também se tornam exemplos vivos de compromisso pastoral para seus pares. É a escola onde a fé se concretiza em gestos de amor e responsabilidade, preparando-os para serem líderes e testemunhas ativas da Igreja, seja na liturgia ou nos movimentos sociais, como o Grito dos Excluídos.

O sucesso deste Jubileu, coordenado pelo padre Solano Pereira, reforça o compromisso da Diocese de Bragança em nutrir a vocação de serviço desde cedo, assegurando que a esperança da Igreja continue sendo carregada pelas novas gerações no altar e na comunidade.

Fonte: Regional Norte 2/ Por VívianMarler / Com informações Yarllei Cunha / Coroinhas Diocese de Bragança

Compartilhe essa Notícia

Leia também