Juventude Missionária em Formação on-line

Programação realizada pelo Conselho Missionário Regional (Comire) para jovens do Regional

O Conselho Missionário Regional – COMIRE, do Regional Norte 2, realizará no dia 7 de abril, segunda-feira, às 19h30 (horário de Brasília) a Formação on-line ‘Juventude Missionária’ e contará com a assessoria do formador padre Genilson Souza, secretário nacional da Juventude Missionária.

O convite é endereçado a todas as lideranças de comunidades, pastorais, grupos e movimentos do Regional Norte 2 no Pará e Amapá, para que possam conhecer um pouco sobre esta atividade na Igreja do Brasil junto à Pontifícia Obra da Propagação da Fé – POPF, e como articular esta atividade nas igrejas particulares, nas dioceses, a sua metodologia, a articulação, os parceiros desta atividade.

“Um dos principais temas que iremos debater é a atividade juvenil numa perspectiva missionária em saída, conhecer as obras missionárias e a obra da propagação da fé. Esta obra tem como um dos objetivos, despertar a consciência missionária nos jovens”, explicou o padre Genilson Souza.

A Juventude Missionária – JM, do COMIRE é um grupo de jovens que se envolve em atividades missionárias e sociais. A JM é um serviço da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) que tem como objetivos despertar o espírito missionário nos jovens, ajudar os jovens a viver a missão em âmbito local e universal, desenvolver ações transformadoras da realidade local, promover a solidariedade concreta. Com uma metodologia

Sobre a Juventude Missionária (JM/POM)

A Juventude Missionária (JM/POM) é parte da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot (1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França), tornando-se Obra Pontifícia, isto é, do Papa e da Igreja universal, em 1922, sendo hoje uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A JM animada pela Propagação da Fé surgiu como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), fundada em 1843 pelo bispo Dom Carlos de Forbin-Janson (1785-1844), em Paris (França).

Com o passar do tempo, as crianças da Infância e Adolescência Missionária – IAM, cresceram e tornaram-se jovens desejosos de continuar vivendo a experiência de grupo e espiritualidade da Missão universal e sua metodologia.

Com uma metodologia própria, a idade proposta para os integrantes dos grupos de JM é de 15 a 25 anos, com um número de participantes ideal por grupo de doze a vinte jovens. A metodologia proposta é a das quatro áreas integradas Realidade Missionária (ver); Espiritualidade Missionária (iluminar); Compromisso Missionário (agir); Testemunho Missionário (celebrar e avaliar);

A JM promove a participação nas ações missionárias (formação) aquém e além-fronteiras. Os jovens que não possuem caminhada missionária e que queiram inserir-se no grupo da JM deverão passar por um processo de formação e integração que lhe esclareça o carisma do grupo do qual irão participar.

A JM visa despertar, ativar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens, ajudando-os a realizar a Missão, em âmbito local e universal.

Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler

Compartilhe essa Notícia

Leia também