Legião de Maria realiza Congresso Mariano, em Castanhal

“A evangelização dos Legionários de Maria cultiva o espírito mariano e motiva os cristãos a terem esse carinho por Maria, Mãe de Jesus.” Assim declarou Irmã Geisiane Paixão, franciscana, que ora é missionária em Santarém, e se fez presente no 15º Congresso Diocesano da Legião de Maria, neste domingo, 30 de novembro, em Castanhal.

Bem cedo, os congressistas se concentraram na Praça do Cristo Redentor, e depois da abertura oficial, feita por padre Camilo Silva, todos saíram em caminhada, levando seus estandartes e bandeiras, e trajando a tradicional camisa com a logo LegioMariae, a identificação do movimento.

Na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, os legionários, depois do desjejum, iniciaram uma programação festiva, com a entrada solene das bandeiras, a apresentação dos grupos, e crianças e adolescentes, acompanhados de seus interlocutores, fazendo a exibição de danças com dramatizações alusivas ao tema em foco. Na conclusão desse momento, todos meditaram sobre os mistérios gloriosos do Terço.

Com o tema: “Com Maria Legionários Peregrinos da Esperança,” o teólogo Victor Paiva, OFS, ministrou a sua conferência, discorrendo sobre a data do congresso com o início do advento, tempo de Esperança. Em seguida, focou na narrativa da Anunciação, segundo o Evangelho de Lucas: ‘Maria, ao aceitar o chamado divino, tornou-se o instrumento através do qual Deus se encarnaria, cumprindo assim as profecias do Antigo Testamento e trazendo esperança e salvação ao mundo’.

Posteriormente houve a Celebração Eucarística, presidida por dom Carlos que, durante sua homilia, falou da alegria de encontrar tantos irmãos que se põem a serviço nas visitas, e uma das questões, ponto fundamental da Legião de Maria, é visitar os irmãos: Deus nos visita e nós, também, visitamos os irmãos. E é, certamente, onde vamos encontrar Jesus.

No período vespertino, padre Camilo Silva palestrou sobre o espírito da Legião de Maria, mostrando a sua importância na Igreja e o apostolado que seus membros desempenham nas suas comunidades.

O evento se estendeu durante toda a tarde, com apresentações culturais, o relatório das atividades do Movimento e a Coroação de Maria.

Fonte: Regional Norte 2 / Texto e fotos de Vania Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal

Compartilhe essa Notícia

Leia também