Macapá promove formação sobre CF 2026

A Diocese de Macapá realizará, no dia 10 de janeiro de 2026, a Formação da Campanha da Fraternidade 2026, reunindo agentes pastorais, lideranças e membros das comunidades para um momento de estudo, reflexão e preparação pastoral. A atividade acontecerá a partir das 8h, no Centro Diocesano de Pastoral.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 busca despertar a consciência sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé cristã. A formação proposta pela Diocese tem como objetivo aprofundar o tema e o lema da CF 2026, propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), oferecendo subsídios para uma vivência consciente e comprometida da Campanha nas paróquias, áreas missionárias e comunidades da Diocese. 

Mais do que um momento formativo, o encontro busca fortalecer a ação evangelizadora da Igreja particular de Macapá, promovendo a reflexão à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, em diálogo com os desafios da realidade social e pastoral.

A Diocese reforça o convite para a participação de todos os que atuam nas pastorais, movimentos, serviços e organismos eclesiais, destacando que a formação é fundamental para que a Campanha da Fraternidade seja assumida como um verdadeiro caminho de conversão pessoal, comunitária e social.

A Campanha da Fraternidade é uma das mais importantes iniciativas da Igreja no Brasil, contribuindo, ano após ano, para despertar a consciência cristã e fortalecer o compromisso com a vida, a fraternidade e o bem comum.

 Campanha

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. 

Em 2026, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”. Seu gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.

Fonte: Diocese de Macapá / Por Redação Pascom

Compartilhe essa Notícia

Leia também