O DNJ em Santarém

O Dia Nacional da Juventude é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil

DNJ contou com a presença da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição. Foto: Aritana Aguiar
DNJ contou com a presença da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição. Foto: Aritana Aguiar

Com corações cheios de esperança e fé, jovens de diversas paróquias e áreas da cidade de Santarém vivenciaram intensamente o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no domingo (19). O evento, promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese, foi um testemunho vivo do protagonismo juvenil na Igreja e da sintonia com o Jubileu da Esperança. A iniciativa ocorreu na Praça de Eventos. 

A programação iniciou por volta das 17h com momentos de louvor e animação, depois teve a Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo padre Luís Augusto Amorim, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Santarém juntamente com as irmãs do Instituto Hesed. Foi um momento de louvor e profunda adoração a Jesus.

O DNJ também contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese. Na ocasião, a coordenação da Caminhada de Fé com Maria apresentou a camisa oficial da Cafem e convidou a juventude a vivenciar este momento de fé e devoção à Mãe de Jesus.

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, presidiu a Santa Missa do DNJ. Externou palavras de incentivo aos jovens para o compromisso e fortalecimento da caminhada na Igreja, e pediu que tenham cuidado com a vida e com a criação.

Ainda em sua homilia, o metropolita ressaltou aos jovens que a Liturgia da Palavra deste domingo incentiva à vida de oração: “A oração é de fato a base, o começo, o início da nossa vida espiritual. Somos orantes, se buscamos este encontro com o Nosso Senhor na oração pessoal, na oração familiar, comunitária, na oração do grupo, da Igreja, na oração em qualquer lugar. Porque a oração não pode ser restrita ao local. As orações que nossos pais nos ensinaram, que os catequistas nos ensinaram ou que nós criamos no diálogo com deus, mais do que decoradas, elas devem ser vividas por nós”.

O coordenador do Setor Juventude, Marcos Moraes, ressaltou que o DNJ é encontro, partilha e unidade: “Neste DNJ, as juventudes da nossa Arquidiocese se encontram como uma só família, movida pelo mesmo Espírito Santo. Somos diferentes, mas caminhamos juntos, com o mesmo sonho de viver e testemunhar o amor de Cristo”.

“Neste tempo em que a Igreja nos convida a viver o Jubileu da Esperança, queremos ser sinais dessa esperança no mundo — jovens que acreditam, que sonham, que não desistem de fazer o bem e construir uma Igreja cada vez mais acolhedora e missionária”, salientou Marcos Moraes.

Assim como havia jovens participantes, o DNJ de Santarém também contou com a presença de muitos servos jovens, que doaram seu tempo e energia para este instante de fé dedicado à juventude.

O jovem Daniel de Castro, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, integrou a equipe de coordenação e destacou sobre este compromisso vivido por ele: “Este meu tempo para o encontro está sendo doado por amor a toda essa juventude. A gente vê que todos os anos os jovens esperam pelo DNJ. É uma alegria muito grande estar servindo”. Daniel enfatizou que, a partir desta experiência, ele acredita que a juventude é cada vez mais viva. “A juventude católica é o presente da Igreja. Vendo o DNJ, a gente vê que a juventude é o presente. E a minha motivação de estar aqui é que a juventude continue e persevere na da Igreja”.

Outra jovem que esteve servindo com amor e fé foi Aline Ferreira, da comunidade Santo André, Paróquia N. Sra. de Guadalupe, em Santarém. Ela integrou a equipe de acolhimento do DNJ e destacou que este encontro foi de fortalecimento da fé, que a proximidade com jovens de outras comunidades a motiva a sempre seguir no caminho de Deus. “Aqui vivemos o nosso momento de servir, de louvor. Acabamos também sendo um canal de graça para outros irmãos. Essa é uma experiência muito única”, garantiu.

Para quem esteve no DNJ como participante, a vivência foi de muita motivação e alegria. A jovem Maisa Costa Gomes, da comunidade Bom Pastor, relatou que esta foi sua primeira vez no DNJ da cidade de Santarém: “Vim a convite de uma amiga e achei muito interessante. Participar deste momento é importante para a nossa fé, para nós como católicos. É algo que nos aproxima de Deus. Virei nos próximos anos que tiver”.

A celebração do Dia Nacional da Juventude na cidade de Santarém foi motivo para a jovem Ana Sofia Araújo, da paróquia Santíssimo Sacramento, vivenciar um despertar no Espírito Santo: “Esta é uma experiência inesquecível para mim por ajudar a renovar na minha caminhada de fé”.

DNJ

O Dia Nacional da Juventude é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil que surgiu em 1985, com o objetivo de celebrar a fé, a alegria e o compromisso social da juventude. Cada diocese no Brasil promove sua programação a partir do que se propõe o DNJ. Este momento celebrativo sempre ocorreu num domingo do mês de outubro.

Fonte: Arquidiocese de Santarém

Compartilhe essa Notícia

Leia também