A Diocese de Óbidos realizou, nos dias 29 e 30, o ‘3º Encontro Formativo do Dízimo e Catequese’ assessorado pelo padre Adalberto dos Santos, que sob o tema ‘Dízimo e Catequese – Um coração generoso é um coração alegre!’ refletiu, junto com os cerca de 35 missionários das onze paróquias e as três Áreas Missionárias, a conscientização, compromisso e partilha, nas duas pastorais.
“Este foi o nosso terceiro encontro a nível de diocese e a parceria entre as pastorais do dízimo e catequese é uma parceria maravilhosa, porém ainda não tínhamos observado que precisaríamos planejar melhor e traça planos, meta e colocá-los em prática”, contou Elaine Santos coordenadora de catequese diocesana.
Os assuntos trabalhados ao longo dos dois dias foram ‘Dízimo na Catequese’, ‘Iniciação a vida Cristã’, ‘Família, Partilha e Catequese’, ‘Documento 106 da CNBB’ ‘O Dízimo na comunidade de fé’ e o ‘Dominus comunicação’.
Foi apresentado também as diretrizes de ‘Como implantar o dízimo mirim e a Bíblia’, que tem como objetivo implantar o ‘Dízimo Mirim’ nas paróquias e Áreas Missionárias da Diocese de Óbidos, a fim de trabalhar a evangelização para que as crianças sejam fortalecidas na fé e na vivência, aprendendo a importância da partilha e do amor ao próximo.
A metodologia de escuta nesse encontro foi o ponto crucial, para que se pudesse ouvir as dificuldades, mas também, tiveram momentos em que os presentes viram a esperança de como transformá-las em ação e evangelização.
Após o encontro o objetivo é que os presentes possam se reunir com suas equipes, a fim de traçarem metas e colocá-las em prática, para que possam trabalhar, dentro da catequese, a importância de partilhar com o próximo, chegando ao objetivo que é a conscientização de toda a família, uma vez que a missão é muito importante. Assim, os envolvidos, poderão vivenciar a pastoral de conjunto, e trabalhar a unidade, evangelizando todos os cristãos católicos, aprimorando uma catequese viva, partilhando conhecimento, e mostrando a importância que cada um tem em fazer parte de uma comunidade com sua corresponsabilidade.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler /Com informações coordenação e equipe diocesana de Catequese / Diocese de Óbidos