Em uma carta formal da Nunciatura Apostólica no Brasil, o Papa Leão XIV expressou seu apreço pela segunda edição do livro digital “COP 30 nas Escolas: Amigos da Casa Comum”, destacando a importância da educação ambiental para os jovens. A publicação, dedicada à ’30ª Conferência das Partes da ONU – COP30′, que é vista como uma ferramenta crucial para conscientizar sobre a responsabilidade humana na preservação do meio ambiente.
A carta, datada de 9 de julho de 2025, e assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, transmite a alegria do Santo Padre com a iniciativa. O livro “COP30 nas Escolas: Amigos da Casa Comum” é elogiado por seu foco em questões ambientais e por inspirar-se nos ensinamentos do Papa Francisco sobre o cuidado com a criação. A mensagem papal ressalta a urgência de educar os jovens sobre a importância da sustentabilidade e da ação conjunta para proteger o planeta.
“O Santo Padre expressa seu prazer com a publicação, destacando o foco do livro em questões ambientais e sua importância na educação dos jovens. O Cardeal expressa gratidão a todos os envolvidos no projeto”, escreveu Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, na carta encaminhada pelo Nuncio Dom Giambattista Diquattro.
Para Dom Vital Corbellini, bispo referencial para a Educação no regional Norte 2, no Pará e Amapá, ao receber a carta da Nunciatura com mensagem do Papa Leão XIV, expressou gratidão e reconhecimento da mensagem do Pontífice para Pastoral da Educação do Regional Norte 2 e parceiros. “Recebi com muita gratidão a mensagem do Papa Leão XIV, reconheci a importância da mensagem do Santo Padre, não apenas para a Diocese de Marabá, mas em todo o Regional Norte 2, no Pará e Amapá e a todos os colaboradores que ajudaram na criação e elaboração do livro digital. A aprovação do Pontífice à publicação reforça a importância do diálogo e da construção de pontes entre diferentes culturas e realidades, enfatizando a necessidade de solidariedade e fraternidade, diante da conscientização ambiental e educacional, pensando no futuro de nossas gerações e do nosso planeta”, disse o bispo de Marabá.
Leia abaixo a mensagem:
“Excelência reverendíssima Dom Vital Corbellini bispo de Marabá (PA) o santo padre ficou muito contente ao receber a notícia da publicação da segunda edição do Livro Digital COP30 nas escolas: amigos da casa comum, obra voltada para a educação dos jovens sobre as questões ambientais, inspirada na realização da 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP30) e cujo conteúdo se baseia nos ensinamentos do saudoso Papa Francisco acerca dos cuidados com a casa comum. O romano pontífice encarregou-me de agradecer, em seu nome, a todos os envolvidos nesta meritória iniciativa de conscientização quanto à responsabilidade que a inteira comunidade humana tem na preservação da criação. Dmodo, o Papa Leão XIV saúda de modo especial vossa excelência, Dom Vital Corbellini, bem como os que tomaram parte neste projeto, a todos concedendo a implorada bênção apostólica.
Cardeal Pietro Parolin, secretário de estado”
Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler