Pastoral da Saúde realiza Formação na diocese de Borba

Nos dias 21 e 22 de março de 2025, a diocese de Borba realizou um encontro formativo da Pastoral da Saúde, com a assessoria da coordenadora regional, Guadalupe Peres, com o tema: “Pastoral da Saúde: o que é?”.

A Pastoral da Saúde é uma das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil, que tem como missão, priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde. O objetivo dessa Pastoral é “Promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.”

O encontro formativo teve como ponto de partida as perguntas por aquilo que é saúde e o que é a Pastoral da Saúde, sendo explicitados os aspectos organizacionais da Pastoral e os objetivos e missão que ela tem, tentando assim responder às dúvidas dos participantes, que representavam as paróquias de Santo Antônio, Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida da diocese de Borba.

Durante a formação foram trabalhadas as três dimensões da Pastoral da Pastoral da Saúde: dimensão solidária, dimensão comunitária e dimensão sociotransformadora. Posteriormente foi abordada a questão do controle social, refletindo sobre o que é o Sistema Único de Saúde (SUS) y os princípios doutrinários e éticos que fazem parte do SUS. Foi uma oportunidade para descobrir a riqueza da Saúde Pública no Brasil, que vive sob constantes ameaças nos últimos anos.

Igualmente, foram apresentados os princípios organizacionais e operativos ou diretrizes do SUS, para posteriormente abordar o que é o Conselho de Saúde, como funciona, a função do Conselho de Saúde e a importância de ser conselheiro. Uma reflexão que foi encerrada com a Oração do Agente da Pastoral da Saúde.

A abertura do encontro contou com a presença do pároco da paróquia de Santo Antônio, de Borba, padre Joseph Raj, que acolheu os participantes e incentivou os agentes da Pastoral da Saúde sobre a importância da formação. No final da Formação, o bispo diocesano, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, fez o envio dos agentes na Catedral de Santo Antônio. Os agentes da Pastoral da Saúde que participaram do encontro assumiram a missão de serem multiplicadores para implantar essa Pastoral nos municípios que fazem parte da diocese.

Fonte: Regional Norte 1 / Por Luis Miguel Modino

Compartilhe essa Notícia

Leia também