Pastoral da Saúde Regional Norte 1

Diocese de Alto Solimões realiza formação abordando a missão da Pastoral

A Pastoral da Saúde do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou de 4 a 6 de abril de 2025 uma formação na paróquia São Paulo Apóstolo e, São Paulo de Olivença, diocese de Alto Solimões, com a assessoria da coordenadora regional Guadalupe Peres.

Conhecer a Pastoral da Saúde

O encontro, após a acolhida e oração inicial, conduzida pela coordenadora da Pastoral da Saúde da paróquia, irmã Glória e o pároco, padre Marcelo Gualberto, começou com a reflexão sobre o que é pastoral e o que é saúde, abordando a missão da Pastoral, seus valores e o objetivo geral.

No segundo dia foi abordada a dimensão solidária, que mostrou que se trata de uma pastoral que pretende ser vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade, e visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

Igualmente foi refletido sobre a dimensão comunitária e a educação para a saúde, uma dimensão que atua na promoção, prevenção e educação para a saúde, valoriza as diversidades regionais, promove debates, palestras, encontros educativos sobre prevenção de doenças, alimentação adequada, saneamento básico e higiene.

Finalmente, no último dia do encontro foi refletido sobre a dimensão sociotransformadora, que mostra que atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área de saúde, para que haja reflexão bioética e de humanização, formação ética e uma política de saúde acessível e responsável, participando ainda das instâncias colegiadas do controle social na Saúde Pública.

Importância do SUS

Aprofundando no significado do controle social, foi mostrado o papel do Conselho de Saúde, a importância de os agentes estarem dentro dos conselhos de saúde dos municípios, a função do Conselho de Saúde e dos conselheiros. Igualmente, foi aprofundado sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um sistema público de saúde que oferece atendimento gratuito a todos os cidadãos brasileiros, enfatizando que é o maior sistema público de saúde do mundo.

Os participantes da formação conheceram os princípios doutrinários e éticos do SUS, que são universalidade, equidade e integralidade. Estes princípios orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o acesso igualitário e de qualidade a todos os brasileiros. A universalidade nos mostra que todos os brasileiros têm direito à saúde, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características. A equidade busca diminuir desigualdades, investindo mais onde a carência é maior. A integralidade considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.

Envio de 12 agentes

12 voluntários agentes da Pastoral da Saúde da paróquia São Paulo Apóstolo foram enviados na missa do domingo 6 de abril. Um envio que mostra que “assim continuamos a Missão de Priorizar a Vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde”, segundo Guadalupe Peres. A coordenadora regional ressaltou que “a Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões: solidária, comunitária e sociotransformadora.”

Fonte: Regional Norte 1 / Por Luís Miguel Modino

Compartilhe essa Notícia

Leia também