A Diocese de Abaetetuba, através da Paroquia Rainha da Paz, do Setor 1 da comunidade Mãe do Bom remédio, no rio Panacuera (PA), realizou, uma peregrinação com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Bom Remédio que percorreu as Ilhas de Abaetetuba (PA), do dia 2 agosto a 12 de outubro, com objetivo de evangelizar as famílias em preparação as festividades de sua Santa Padroeira.
Durante quarenta e três noites a imagem peregrina de Nossa Senhora do Bom Remédio visitou a residência de seus devotos nas comunidades no Rio Ajuaí, Rio Maúba, Rio Furo do Panacuera, Rio Samaúma e Rio Panacauera, levada por membros das pastorais que se revezavam ao longo da programação.
Este ano as festividades de Nossa Senhora do Bom Remédio completam 45 anos de peregrinação viva, na vida de cada família, uma tradição muito importante para cada morador.
“Encerramos a peregrinação da Mãe do Movimento com o coração cheio de alegria por ter vivido esse dia de encontro, de amor e de fraternidade onde vivenciamos a nossa fé e o compromisso de comunidade”, disse Benedita da Silva Gomes, coordenadora da comunidade de Nossa Senhora do Bom Remédio, em Ribeirinha
“Durante 43 noites participei na casa de uma família de momentos de escuta da Palavra de Deus e ensinamentos de Nossa Senhora. Foram momentos de aprendizado e convivência com todos dessa grande família de Nossa Senhora do Bom Remédio”, disse Santana.
A programação até o dia do Círio continua com celebrações diárias. E no próximo dia 23, às 15h, o Círio Fluvial sairá da residência do senhor Josiel, ribeirinho morador no rio Maúba Nossa Senhora de Fatima, e percorrerá os rios que compõem as Ilhas de Abaetetuba – Rio Maúba Fátima, Rio Maúba Perpétuo Socorro pela margem do rio Panacauera percurso fluvial, seguindo para o outro rio, também chamado Panacuera, até a igreja local, Igreja Mãe do Bom Remédio. O percurso acontece até o início da noite, entre 18 e 19h, dependendo da influência dos rios.
No dia 26, às 19h, acontecerá a Santa Missa presidida pelo Pároco Nazareno Carvalho, e em seguida a comunidade participará de um arraial com comidas típicas, música e brincadeiras.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Gustavo Ferreira / Diocese de Abaetetuba