Dom Ionilton Lisboa, bispo da Prelazia do Marajó, esteve de 28 de fevereiro e 02 de março, em visita à Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Afuá, Prelazia do Marajó (PA).
Abaixo, Dom Ionilton, relata sua experiência vivida nesses dias:
“Convivi na Comunidade Presbiteral com o Padre Heliton, Pároco, o Diácono Fábio, fazendo seu estágio pastoral antes da ordenação presbiteral e o Seminarista Flávio, fazendo seu estágio pastoral em preparação para a ordenação diaconal.
Presidi a Eucaristia duas vezes na Matriz. Na celebração do dia 1º de março, administrei o Sacramento da Confirmação a 40 jovens e adultos e instituí 80 Ministros e Ministras Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra para a Matriz, Comunidades Urbanas e Comunidades Ribeirinhas. Na celebração do dia 02 de março, abrimos um mês de conscientização sobre o dízimo na Paróquia e, também, a celebração de abertura de um Encontro com Jovens que a Paróquia realizará dias 03 e 04 de março em Afuá.
Dia 28 de fevereiro presidi a Eucaristia na Comunidade Urbana São Sebastião e no domingo, 1º de março na Comunidade Urbana São Benedito.
Visitei o Centro Social da Paróquia São Felipe Neri. Um espaço das Pastorais Sociais e da Caritas realizarem atividades de solidariedade com quem passa por necessidades e, também, espaço onde se realizam atividades de reforço escolar, curso de música e de artesanato, tem uma biblioteca e uma brinquedoteca. É uma obra mantida pela Paróquia, com apoio de Voluntários e Benfeitores. Se você que ler este informe desejar ajudar, entre em contato com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição no telefone 91 99188-0072 (Caritas da Paróquia).
Fomos visitar a Comunidade Ribeirinha Santo Antônio situada às margens do Rio Charapucu, É uma das Comunidades que faz parte do PAE – Projeto de Assentamento Extrativista do INCRA. Nesta Comunidade gravamos um vídeo de apoio ao trabalho da Caritas, da Universidade Federal do Pará e do Ministério Público do Pará que realizarão uma Assembleia dos Assentados de 25 Comunidades existentes na área do PAE, para aprovarem o Protocolo de Consulta sobre o projeto do governo do Estado do Pará que quer criar um Parque Ecológico na mesma área, sem realizar o necessário protocolo de consulta.
Ainda tive a oportunidade de conversar com alguns paroquianos e de atender o Sacramento da Reconciliação.
Afuá é uma cidade diferenciada das que eu já conheci na Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Amazonas e Pará. Diferenciada porque é uma cidade que não circula nem carro e nem moto, somente bicicleta. Podemos dizer que a Afuá é uma cidade que pode ser exemplo para o mundo inteiro e para nós no Brasil, na Amazônia e na Prelazia do Marajó no combate à crise climática, porque não se usa os combustíveis fósseis para a locomoção, nem gasolina e nem óleo diesel. Com pouca poluição ambiental e com menor poluição sonora”.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo da Prelazia do Marajó