Santarém abre CF 2026 nesta sexta-feira, 20

Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, a Arquidiocese de Santarém realiza a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2026. A celebração, aberta a toda a comunidade, acontece às 19h30, no Residencial Salvação, próximo à Unidade Básica de Saúde Salvação, na Avenida Pardal, entre as ruas Curica e Anu Preto, e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.

A Campanha da Fraternidade é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o tempo da Quaresma, e propõe reflexão e compromisso social à luz do Evangelho. Este ano, a iniciativa destaca o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).

A campanha tem como objetivo geral promover, a partir da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito fundamental, juntamente com outros bens e serviços essenciais à população. Entre os objetivos específicos estão a análise da realidade da moradia precária no Brasil, a conscientização sobre o direito ao teto, terra e trabalho, o fortalecimento do compromisso social da Igreja junto aos mais pobres e o incentivo à efetivação de políticas públicas habitacionais.

O arcebispo Dom Irineu Roman afirma que o tema e o lema “nos recordam que a moradia digna é sinal do amor de Deus e um compromisso cristão com a vida e a dignidade de todos”. E continuou: “Somos chamados a renovar o olhar e o coração, cuidando uns dos outros e construindo caminhos de esperança, especialmente para aqueles que mais precisam”.

Após a celebração arquidiocesana, as paróquias e comunidades darão continuidade à abertura da Campanha da Fraternidade durante as missas e celebrações do fim de semana.

Formação para multiplicadores

Como preparação para a vivência da campanha, a Arquidiocese de Santarém promoveu, nos dias 10 e 11 de janeiro, um encontro formativo no Centro de Formação Emaús, com assessoria da irmã Rejiane da Mata, integrante da equipe de Campanhas do Regional Norte 2 da CNBB. O encontro reuniu lideranças leigas das regiões pastorais de Santarém, além de representantes da Diocese de Óbidos, da Prelazia de Itaituba e da Diocese do Xingu–Altamira.

Gesto concreto

Como gesto concreto da Campanha, a Igreja no Brasil realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, que fortalece ações sociais por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e dos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). A coleta acontece nas celebrações do Domingo de Ramos, sendo 60% dos recursos destinados às dioceses e 40% ao Fundo Nacional.

Fonte: Arquidiocese de Santarém / Texto: Ascom Arquidiocese

Compartilhe essa Notícia

Leia também