Santarém define programação do Dia de Finados

Celebrações nos cemitérios centrais, paróquias e comunidades

A Arquidiocese de Santarém, por meio da Pastoral Urbana, definiu a programação do Dia de Finados, 2 de novembro (domingo), na cidade de Santarém. A data será marcada por momentos de oração, visitação missionária e missas nos cemitérios e nas paróquias e áreas pastorais.

Na Avenida Mendonça Furtado, entre os cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, será montada uma estrutura com palco e sistema de som para momentos de oração e reflexão a partir das 9h. A programação contará com a participação de diversos movimentos e pastorais arquidiocesanas, entre eles o Setor Juventude, a Renovação Carismática Católica, o Movimento de Cursilhos de Cristandade, o Encontro de Casais com Cristo, as Equipes de Nossa Senhora e a Pastoral Familiar.

A Santa Missa entre os cemitérios centrais será às 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. A celebração será de responsabilidade das Paróquias São Sebastião e Santíssimo Sacramento.

No cemitério São Sebastião, bairro Mararu, a programação inicia às 8h com músicas e mensagens, seguidas de reflexões organizadas pela Paróquia Cristo Libertador. A partir das 14h, as atividades continuam sob a responsabilidade da Área Pastoral São Lucas, com Santa Missa às 18h.

Além disso, terá a presença de missionários voluntários atuando nos cemitérios, levando palavras de conforto e fé às famílias que visitarem os túmulos de seus entes queridos.

O coordenador da Pastoral Urbana, pe.Arilson Lima, SVD, destaca a importância desta data para a Igreja:

“No Dia de Finados, não festejamos a morte — seria uma ignorância e uma contradição. Celebramos, sim, nossa fé na ressurreição e a esperança do encontro na morada que Jesus nos preparou no seio amoroso de Deus Pai. A comemoração dos Fiéis Defuntos é uma oportunidade ímpar para agradecer a Deus pela existência daqueles que nos precederam e que, de certa forma, participam e participaram da construção da nossa própria história. O gesto mais comum em Finados é a visita ao cemitério, a participação na Eucaristia e as devoções próprias de cada cultura, como acender velas, oferecer flores e enfeitar os túmulos dos falecidos.”

O sacerdote também ressalta o significado dos gestos de acender velas e enfeitar as sepulturas com flores:

“Acendemos velas para lembrar que essa luz continua a nos iluminar no coração. Recordamos e veneramos seus exemplos e imitamos a sua fé, como nos recordam as Sagradas Escrituras. Enfeitamos as sepulturas com flores, símbolo da ressurreição e da vida. Nossos mortos são plantados como sementes, regados com nossas lágrimas e orações, e florescem ressuscitados no jardim do Senhor. Por isso, nós, como Igreja Católica, seguidores de Jesus Cristo, neste dia realizamos estas celebrações e oferecemos todos estes sufrágios.”

O Dia de Finados é uma ocasião especial para renovar a esperança na ressurreição e expressar, em oração, o amor e a saudade por aqueles que já partiram, fortalecendo a comunhão dos santos e a fé na vida eterna.

Fonte: Arquidiocese de Santarém / Por Aritana Aguiar -Ascom Arquidiocese / Foto: Pascom

Compartilhe essa Notícia

Leia também