No último sábado (1º), o Colégio São Raimundo Nonato foi palco do encerramento da 3ª turma da Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero (EFP). O evento marcou o fim de uma jornada iniciada em abril deste ano, que contou com 33 cursistas inscritos, dos quais 23 concluíram com êxito todas as etapas da formação.
A manhã de encerramento foi marcada por uma palestra inspiradora da Dra. Lilian Braga, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Assessora da Escola. A convite da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém (CJP), a promotora abordou temas relacionados à última disciplina do curso: “Mecanismos Jurídicos de Fiscalização e de Acompanhamento das Políticas Públicas Locais”. Em sua fala, a promotora enfatizou a importância de se conhecer a Constituição Federal em sua totalidade, inclusive seu preâmbulo.
“Precisamos compreender com mais profundidade a Constituição Federal. Às vezes passamos batido pelo seu Preâmbulo e vamos direto aos seus artigos, quando na verdade, ali estão listados tudo o que a Constituição garante em seus vários artigos. O Preâmbulo serve para: explicar os valores que orientam a Constituição; orientar para a interpretação da Constituição; sintetizar os principais objetivos e a motivação da Constituição”, destacou.
A promotora ainda ressaltou o Art. 1º da Constituição, que diz em seu parágrafo único. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Segundo a promotora, “os representantes eleitos todos nós conhecemos, mas e os representantes diretamente? Este trecho da Constituição está intimamente ligado aos Conselhos Municipais, que são um dos exemplos de formas de exercício do poder. Então, devemos entender a Constituição para entender o papel dos Conselhos Municipais na tomada de decisões e na construção das políticas públicas locais”, ressaltou.
Durante o encontro, os cursistas também apresentaram suas atividades finais, resultado de uma pesquisa sobre a estrutura, atuação e composição dos Conselhos Municipais ativos em Santarém, demonstrando o compromisso da turma com o fortalecimento da participação cidadã.
O momento contou ainda com a presença de Frei João Messias, coordenador da Pastoral Socioambiental da Arquidiocese de Santarém. “É muito importante o estudo e reflexão sobre temas ligados à cidadania e à participação social, estes são os pilares fundamentais para a transformação da sociedade. Acabo de chegar de uma viagem onde também discutíamos este assunto, portanto, a sociedade está cada vez mais ciente da importância de falarmos sobre esses temas”, enfatizou.
Na ocasião, foi realizada a entrega dos certificados aos 23 concluintes, reconhecendo o empenho e a dedicação de cada participante ao longo do percurso formativo.
A equipe organizadora expressou profundos agradecimentos:
- À Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo (ASC) e ao Colégio São Raimundo Nonato, pela cessão do espaço que acolheu as disciplinas ao longo do curso;
- Às Regiões Pastorais da Zona Urbana, pelo apoio financeiro que tornou possível a realização das atividades;
- À Pastoral Urbana, em nome do Pe. Arilson Lima, pelo apoio junto às Regiões Pastorais;
- Ao Centro de Pastoral, representado pelo Coordenador de Pastoral, Pe. Cleonildo de Oliveira, pelo apoio prestado à Escola;
- Aos assessores e assessoras, pela disponibilidade em partilhar seus conhecimentos e experiências nas diversas disciplinas;
- Aos cursistas, por acreditarem na proposta da Escola e se comprometerem com a formação cidadã;
- E aos egressos da turma anterior, que aceitaram o desafio em coordenar esta terceira turma com a Comissão Justiça e Paz (CJP).
O encerramento da 3ª turma da Escola de Fé e Política Santo Oscar Romero, da Zona Urbana, reafirma o compromisso da Arquidiocese de Santarém e de suas pastorais com a formação de lideranças comprometidas com a justiça social, a democracia participativa e a transformação da realidade local.
Fonte: Arquidiocese de Santarém / Por Marcelo Santos – Coord. CJP Arquidiocesana








