
A Arquidiocese de Santarém está presente na programação da COP 30, que acontece em Belém neste mês de novembro, contribuindo com experiências e iniciativas socioambientais desenvolvidas nesta Igreja Particular.
Durante o encontro, os representantes tiveram a oportunidade de apresentar o programa FarmaFittos, uma iniciativa da Arquidiocese de Santarém, por meio da Cáritas Arquidiocesana, em parceria com a UFOPA e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que promove o uso sustentável de plantas medicinais e ações integradas de saúde comunitária.
Na programação realizada na Faculdade Católica de Belém, os representantes participaram das Visitas Guiadas sobre Práticas Sustentáveis e Sociais, conhecendo experiências apresentadas por diversas instituições, entre elas a Farmácia Viva (programa FarmaFittos), apresentada pela Cáritas de Santarém. A iniciativa ocorreu no 12 de novembro, quarta-feira, pela manhã.
Já na quinta-feira, dia 13 de novembro, das 9h30 às 11h30, a delegação esteve presente na Roda de Conversa “Fé cristã e dimensão socioambiental das questões amazônicas”, que contou com a participação da Profa. Dra. Fátima Fonseca (FACBEL), Profa. Dra. Rosecelia Castro (PPGC – UNAMA) e do Prof. Dr. Wilson Sabino (UFOPA) — coordenador do programa FarmaFittos —, com mediação da Profa. Dra. Lygia Ferreira.
Marcha Global pelo Clima
Os representantes também participaram da Marcha Global pelo Clima, que integra a programação socioambiental da COP 30, reforçando o compromisso da Igreja com o clamor da Amazônia e de seus povos.
Para o Frei João Messias, coordenador da Pastoral Socioambiental, “a presença da Arquidiocese na COP 30 permite fortalecer o diálogo entre as comunidades da Amazônia e os diferentes atores que refletem sobre o futuro socioambiental do planeta. A Pastoral Socioambiental tem procurado incentivar processos formativos e iniciativas que valorizem os saberes tradicionais, a participação popular e a justiça socioambiental. Estar aqui é contribuir para que a voz da Amazônia seja ouvida e inspire caminhos de transformação e compromisso real com a vida dos povos e dos territórios.”
A coordenadora da Cáritas de Santarém, Francely Brandão, destacou a relevância de levar a experiência da Farmácia Viva a um espaço global como a COP 30:
“A Farmácia Viva expressa o nosso compromisso com a Ecologia Integral que o Papa Francisco nos pede. É um trabalho que brota do cuidado com as pessoas, com a saúde das comunidades e com a criação. Estar aqui na COP 30 é testemunhar que, na Amazônia, a Igreja caminha junto do povo, promovendo vida e esperança, e oferecendo ao mundo sinais concretos de que é possível cuidar da Casa Comum com amor e responsabilidade.”
Com sua participação na COP 30, a Arquidiocese de Santarém reafirma seu compromisso com a evangelização por meio do cuidado da Casa Comum, fortalecendo o diálogo entre fé, ciência e proteção socioambiental. Assim, segue contribuindo ativamente para a construção de um futuro sustentável para a Amazônia e para toda a humanidade.
Estão presentes na COP 30 apresentando o programa FarmaFittos: Francely Brandão, coordenadora da Cáritas de Santarém; Fabiana Alcântara, membro da Cáritas; Frei João Messias, OFM, coordenador da Pastoral Socioambiental; e o Prof. Dr. Wilson Sabino, da UFOPA, coordenador do FarmaFittos. Além disso, da Arquidiocese de Santarém também participam da Cop: Judith Gama, do CPT; Marcelo Santos e Thiago Rocha, da CJP; Pe. José Boeing – ADHMA E JUPIC VERBITA; Veraci – ADHMA E JUPIC VERBITA; e Frei Francisco Paixão, OFM. Estiveram presentes no evento o arcebispo Dom Irineu Roman e o padre Claudiney Ramos.
Fonte: Arquidiocese de Santarém / Texto: Aritana Aguiar – Ascom Arquidiocese







