“Jesus hoje continua a contar a sua verdade por meio da voz da Igreja, Corpo de Cristo que proclama a toda criatura a Bela Notícia do encontro entre Deus e o homem.” (D. Carlos Verzeletti, Carta Pastoral 2012)
Um tempo de missão realizada pelos seminaristas dos cursos de filosofia e teologia foi concluído neste domingo, 18 de janeiro, com missa de ação de graças, presidida por dom Carlos Verzeletti, nas paróquias recém-criadas na diocese, e que ora os seus párocos e lideranças comunitárias e pastorais dimensionam as ações, dando os seus primeiros passos como estrutura paroquial.
Esta experiência missionária dos seminaristas acontece todos os anos, porém, neste novo ano de 2026, em foco as Paróquias Nossa Senhora da Conceição, na Vila de Americano, e a Paróquia São Carlo Acutis, no Residencial Japiim. A programação constou de visitas às famílias, encontros com as crianças, jovens e celebrações eucarísticas, sempre no pôr do sol, com a participação dos seus párocos e dos neo-sacerdotes, ordenados em dezembro de 2025.
Um dos acadêmicos de filosofia, que viveu a missão em Vila de Americano, declarou à Pascom que: “Nos nossos encontros percebemos, de fato, que se fazia necessário criar a paróquia. Eles sentem a Igreja mais próxima, que ampara, e sentimos a alegria deles com a nossa presença. A intensa programação que conseguimos realizar nas comunidades nos marca, profundamente, e, como ouvimos, tanto do padre Felipe quanto de dom Carlos, a nossa missão é um impulso missionário para a ação evangelizadora nessa nova paróquia dedicada à Imaculada Conceição.” Eduardo Neto, seminarista, estudante de filosofia, do Seminário Maior da Diocese de Castanhal.
Fonte: Regional Norte 2 / Por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
Fotos: Everardo Freitas ePascom Paróquia São Carlo Acutis




