“Um em Cristo, Unidos na Missão”

Levar a Palavra onde a internet não chega

A divulgação do tema para o Dia Mundial das Missões 2026, “Um em Cristo, unidos na missão”, ressoa profundamente com os desafios e as vitórias que testemunhamos diariamente na Amazônia. Celebrar o centenário da instituição desta data, originalmente estabelecida pelo Papa Pio XI, é um chamado renovado à coesão de nossa fé e ao nosso esforço apostólico compartilhado.

Este tema não é apenas uma frase bonita; é o nosso plano de ação para o Pará e o Amapá. Em um contexto onde a logística e a conectividade são inimigas constantes — como acontece em várias missões no regional, exemplificada na visita de Dom Wilmar às aldeias Munduruku, onde a comunicação depende de voadeiras e aviões “teco-teco” —, a unidade em Cristo é o que permite superar a distância. Se não há união, a dificuldade de acesso se torna intransponível.

A mensagem do Pontífice lembra que a missão é de todos. A menção no material de apoio ao Papa Leão XIV destacava a importância da união em oração pelos missionários. Hoje, a sinodalidade nos exige ir além da oração, exige ação comunicativa coordenada. É necessário que cada leigo, cada catequista ribeirinho, cada jovem indígena se sinta parte indissociável deste Corpo. A unidade de Cristo nos chama a transformar nossos desafios logísticos em oportunidades de formação de correspondentes locais, garantindo que o testemunho de fé, mesmo em silêncio de rede, seja gerado e compartilhado.

O “Um em Cristo” é o antídoto para o isolamento pastoral. É o motor para que as estruturas diocesanas reconheçam a urgência de nos municiar com o material produzido na base. Em 2026, ao celebrarmos este centenário e os 110 anos da Pontifícia União Missionária, o foco no Regional Norte 2 será reafirmar que a missão só se concretiza quando nossa fé se traduz em comunhão prática, fazendo com que a evangelização na Amazônia seja visível e celebrada por todos nós, juntos.

Fonte: Regional Norte 2 / Por Vivian Marler

Compartilhe essa Notícia

Leia também