Relançamento do Sínodo Arquidiocesano

 

A comissão do Sínodo Arquidiocesano 2022 convoca todas as forças vivas da arquidiocese em suas diversas representatividades para o relançamento do Sínodo arquidiocesano que acontece no dia 5 de fevereiro, no horário das 08h às 12h, no Centro de Cultura e Fé Cristã, localizado na Faculdade Católica de Belém, na Rodovia BR 316, Km 06, Águas Lindas.

A confirmação da participação no evento deve ser feita até o dia 20 de janeiro através do email:
coordenacaopastoralbelem@gmail.com ou pelo WhatsApp: 98292-2188.

Assim, ficam convocados as coordenações pastorais arquidiocesanas, pastorais regionais, paróquias, vida religiosa, ministros ordenados, diáconos, novas comunidades e movimentos eclesiais. A comissão do Sínodo arquidiocesano solicita que os participantes do evento cheguem às 07h30 para acolhida e acomodação.

A comissão enfatiza ainda que a presença de cada um dos convocados seja “indispensável nesse processo de sinolidade de nossa igreja” e recomenda que fique atento ao cronograma do Sínodo arquidiocesano 2022, que contém todas as informações necessárias para a participação de cada um.

De acordo com a comissão. Todo o material atualizado para o Sínodo, como cronograma, subsídios, livro de canto, hino, orientação para as assembleias, material de divulgação, banner para impressão e instalação nas paróquias, entre outros, está disponível na pasta compartilhada do drive (sínodo@arqbelem.org). Quem não tiver acesso mande o e-mail para inclusão. Arquidiocesana 2017 tem por objetivo traçar novos caminhos da evangelização e renovação da vida pastoral.

O Sínodo da Arquidiocese tem como “Belém, Igreja de portas abertas” e o lema “A cidade se encheu de alegria” (At8,8), o evento é fruto da Assembleia Pastoral

HISTÓRICO

Em 15 de novembro de 2019 toda Arquidiocese de Belém esteve reunida para a abertura do 1º Sínodo Arquidiocesano, um marco para nosso terceiro centenário de história. Os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, pessoas consagradas, leigos e leigas são chamados a colaborar com os bispos para o bem de toda a comunidade eclesial, para atualizar a vocação evangelizadora e missionária da Igreja de Belém e estabelecer os princípios norteadores de sua ação pastoral a partir das comemorações tricentenárias.

O QUE É UM SÍNODO?

A palavra Sínodo quer dizer “caminhar juntos” – e é normalmente usada para definir as reuniões especiais em que a Igreja trata de assuntos relacionados à fé ou à ação pastoral. Sínodo é uma prática antiga: sempre que era preciso debater um assunto importante e de grande interesse, os bispos se reuniam em algum lugar e ali ficavam até chegarem a uma conclusão, a partir dali todos passavam a “caminhar juntos”.

 

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também