Representante do Congresso Continental da Misericórdia participa de evento em Belém

Ocorreu de 10 a 12 deste mês, na Paróquia de Santa Paula Frassinetti, na Cidade Nova VI, em Ananindeua, o IV Congresso da Divina Misericórdia, com o tema “A Estrela que ilumina todos os caminhos”. Organizado pelo Movimento Arquidiocesano Apostólico da Divina Misericórdia, o evento desenvolveu-se através de blocos temáticos, todos sobre a misericórdia, facilitado por diversos sacerdotes da Arquidiocese de Belém, entre eles Padre Romeu da Silva, Padre Idamor da Mota, Padre André Teles, Padre Edvaldo Amaral, Padre Ulisses José, Padre Maurício e o cônego Vladian Alves. Um dos facilitadores dos blocos temáticos do Congresso foi também o Padre João Sopicki, secretário Geral do Congresso Continental da Misericórdia.

Pelo quarto ano Padre João Sopicki é acolhido na Arquidiocese de Belém. Na sexta-feira, 10, ele visitou a Cúria Metropolitana de Belém e a Fundação Nazaré de Comunicação (FNC). Na ocasião foi recebido pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concedeu entrevistas aos veículos de imprensa da Fundação Nazaré. Sobre o movimento arquidiocesano em Belém afirmou: “Belém tem um núcleo muito forte, graças a Casa Santa Faustina, responsável por atender pessoas carentes e promover congressos que objetivam divulgar a misericórdia. O Papa Francisco muito nos ajudou quando instituiu 2016 como o Ano Santo da Misericórdia”.

Em relação à importância e o significado da misericórdia, Padre João destacou: “se formos analisar as palavras bíblicas, principalmente a encíclica de São João Paulo II sobre a misericórdia, podemos afirmar que ela é o amor para com todos, mesmo aqueles que humanamente não mereça. Jesus disse a Santa Faustina para que tivesse amor mesmo àqueles que lhes fizeram o mal. Mas, ela respondeu:” Senhor Jesus não consigo ter o sentimento de amor para quem me fez mal”. Jesus, então respondeu: “Eu não te digo para que tenhas sentimento. Ele não depende de você. Faça o bem para todos aqueles que te fizeram mal, como eu fiz para aqueles que me crucificaram”.
De 22 a 25 de julho ocorre na cidade de Aparecida (SP) o primeiro Congresso Continental da Misericórdia nas Américas.   A proposta central do encontro é refletir sobre a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus -, o rosto Misericordioso de Deus, como um estilo de ser Igreja para favorecer o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo. Segundo Padre João Sopicki, este ano, todos os congressos realizados pelo país estão centrados na presença de Nossa Senhora, devido ao ano Mariano.