No Centro de Espiritualidade da Arquidiocese de Belém, Monte Tabor, localizado no distrito de Icoaraci, de 6 a 9 acontece o retiro do clero arquidiocesano para a segunda turma de presbíteros, com a presença dos bispos de Belém. O retiro, cujo pregador será o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo (SP), Cardeal Dom Cláudio Humme, possibilitará aos presbíteros participantes momentos de meditação, oração e aprofundamento pessoal.
Previsto no calendário oficial da Arquidiocese de Belé, o Retiro Anual do Clero este ano foi estruturado em duas etapas, a primeira das quais realizada de 13 e 16 de fevereiro, igualmente no Tabor, com a presença de cerca de 60 presbíteros, parte do clero da Diocese de Ponta de Pedras, do arquipélago do Marajó e de seu bispo titular, bem como de ambos os Bispos de Belém e a pregação do Cardeal Dom Cláudio Hummes.
A programação da segunda etapa do retiro, como a da primeira, inclui, além dos momentos fortes da pregação, momentos de deserto, momento mariano, meditação, oração, adoração ao santíssimo sacramento, santas missas e confissões. Além dos sacerdotes da Arquidiocese de Belém estarão em retiro os padres da Prelazia do Marajó, assim como o bispo da Prelazia do Marajó, Dom Evaristo Pascoal Spengler e Dom José Luiz Azcona Hermoso, Bispo Emérito Prelado do Marajó. O Arcebispo Emérito de São Paulo (SP), Cardeal Dom Claúdio Hummes, recebeu o convite de Dom Alberto Taveira Corrêa, para ser o pregador de ambas as etapas, antes mesmo de ser nomeado como Legado Pontifício no XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016).
Para o responsável pela organização do retiro, Padre Roberto Cavalli Junior, o retiro é um momento de renovação para a caminhada de Igreja: “O retiro é de muita importância para a vida cristã, de maneira especial para os presbíteros, pois é um momento de renovação interior, buscando refazer as forças para continuar a missão.
A presença de Dom Cláudio é de muita relevância pois ele é também presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fato que enrique ainda mais o retiro e ele poderá conhecer melhor a realidade do presbíteros na Amazônia".
|