Na segunda-feira, 20, o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira fez seu segundo momento de autógrafos do livro Retiro Popular 2017, na Livraria Paulinas, em Belém. Com o tema “Um Coração para Amar”, a obra traz reflexões, sugestões de meditação para a Quaresma em preparação para a Páscoa da Ressurreição.
O Retiro Popular é um roteiro que propõe uma vivência de profunda oração durante a quaresma, com os olhos fitos na graça maior para o cristão, a Páscoa. Com propostas diárias de leitura orante da Palavra de Deus, reflexão da Palavra, leituras espirituais, roteiros de práticas de piedade, como a Via-Sacra, Rosário e Ladainha, indicações para a participação litúrgica na vida da Igreja, tudo encaminhado para a Vigília Pascal.
Para Irmã Margarida Hoffmann, gerente da livraria, o momento, que repete-se pelo terceiro ano, é muito significativo pois coloca Dom Alberto mais próximo do leitor. “Sempre que realizamos essa sessão tem sido uma ótima oportunidade. Dom Alberto nos atendeu quando solicitamos para ele também realizar esta ocasião na livraria”, disse.
“O tema é muito bonito e nos leva a uma reflexão e um contato maior com Deus. Ele (Dom Alberto) foi muito feliz ao retirar o trecho da canção do Padre Zezinho para o título do livro e também por abordar a imagem de Maria, neste período que vivemos o Ano Mariano. É um subsídio muito rico e que nos leva pra uma conversão pessoal”, destacou a gerente.
Ainda de acordo com a religiosa, houve um aumento no pedido de exemplares este ano devido a procura intensa no ano passado onde o livro esgotou-se rapidamente. “Não existem livros como o Retiro Popular que traz uma sugestão diária para uma caminhada em preparação para a Páscoa da Ressurreição”, destacou.
Retiro Popular 2017
“A Quaresma é um tempo especial de conversão, de transformação de vida. O desejo é de enxergar, a cada ano, a Quaresma a partir de um ângulo”, disse Dom Alberto na ocasião da sessão de autógrafos na Loja Lírio Mimoso. Em sua 26ª edição, o Retiro Popular 2017 é uma proposta do autor visando uma profunda reflexão à luz de Nossa Senhora, no momento em que a igreja do Brasil vivencia o ano Mariano.
O livro traz o enfoque, também, da sexualidade e da afetividade, temas que o Arcebispo considera delicados, mas, ao mesmo tempo em que deve ser tratados com certa urgência, de acordo com as orientações da Igreja e a Palavra de Deus. “Todos nós fomos feitos para amar a Deus e uns aos outros e a afetividade, em suas várias expressões, não é outra coisa senão a capacidade de amar e ser amado. Então desejo que todos tenhamos um coração capaz de amar e buscar o amor a Deus e ao próximo” destacou o Arcebispo.
Sobre Dom Alberto Taveira
Dom Alberto Taveira Corrêa é Arcebispo Metropolitano de Belém, membro do Pontifício Conselho Cor Unum, consultor do Conselho dos Leigos, assistente Nacional da RCC, assistente internacional para as novas Comunidades e membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.
Como Arcebispo de Belém, preside anualmente o “Círio de Nazaré”, uma das maiores manifestações religiosas católicas ou a maior delas no mundo inteiro. Dom Alberto publica anualmente por ocasião da Quaresma, o “Retiro Popular” pela Editora Canção Nova, roteiro de propostas de Reflexão, Oração e Vida. Também pela Canção Nova, publicou outros livros como “É Cristo que vive em mim” e a coleção de meditações “Aos pés do Senhor”, em quatro volumes.
|