Romaria da Juventude

Foto: Yêda Sousa – ASCOM Basílica.

A grandiosa igreja matriz de Santo Antônio de Lisboa, localizada no bairro da Cremação, na rua São Miguel, ficou repleta de fiéis de toda faixa etária, mas, sobretudo, de jovens, que foram participar da Santa Missa, presidida pelo Frei Edilson Rocha, pároco daquela paróqiuia.

Era sábado, 19 de outubro, data para a juventude homenagear a Mãe de Jesus. Na homilia, Frei Edilson falou da alegria em receber a juventude naquela paróquia em festa. "É para nós uma graça de Deus o dia de hoje, com nossa igreja inteiramente tomada por esse jovens da nossa arquidiocese, voltando-se para Deus, pela intercessão de Maria", comentou o frei, explicando que a paróquia foi a anfitriã por estar festejando 150 anos de missão em 2019.

A tarde sombria permitiu a chegada de centenas de jovens que iam se concentrando na área externa da paróquia. Quando a Missa terminou, eles receberam a benção com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e, em seguida, ela foi colocada na berlinda, ao som de louvores e junto com a oração devotada juvenil.

Animados por um trio elétrico, os fiéis começaram a se deslocar em procissão pelo entorno da igreja, seguiram pelas ruas com destino ao bairro de Nazaré para chegar à praça Santuário, localizada em frente à Basílica de Nazaré.

Tudo transcorria em clima de festa para os jovens na manifestação de sua devoção por Nossa Senhora de Nazaré, quando começou a chover forte em Belém. Por alguns momentos, houve silêncio, seguido de oração intensa, e decidida intenção dos jovens de chegar à praça Santuário. A romaria jovem iniciou em 2001. A cada ano, uma Igreja da Arquidiocese de Belém é escolhida como anfitriã do evento e ponto de saída da romaria, uma das das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré e uma das mais significativas.