Rumo à festa para a Senhora de Fátima

 
Desde o ano passado, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Belém, está em preparativos para os festejos do centenário das aparições da Virgem Santíssima em Fátima, bem como para comemorar os 50 anos de instalação da paróquia, no bairro de mesmo nome. Em 2017, os momentos de espiritualidade serão intensificados com peregrinações nos meses que antecedem a festividade da padroeira da paróquia.
 
O objetivo da organização do jubileu em Belém é intensificar as ações de evangelização. Com essa finalidade, elaborou-se,  para este ano, extensa programação. Uma das atividades programadas foi a Jornada Mariana, iniciada dia 13, com missas e procissão. Destaca-se ainda a Semana Mariana, no período de 20 a 24 próximos, com missas, estudo teológico e esclarecimentos sobre o livro de peregrinação. No dia 26, às 17h30, haverá a Missa do envio, com a entrega das imagens e dos livros aos grupos de peregrinação. As peregrinações deverão começar no dia 27 e se estenderão até 29 de abril. 
 
Festividade resgata início da devoção em Belém

A festividade de Nossa Senhora de Fátima, de 1° a 14 de maio, terá como tema “O meu imaculado coração vos conduzirá até Deus”. No dia 12, uma carreata levará a imagem de Nossa Senhora de Fátima à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Essa parte da programação visa resgatar as primeiras procissões, que saíam da Basílica em direção à Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, com a imagem da Virgem de Fátima.  
No dia 13, dia da sua solenidade, após a missa das 18h na Basílica Santuário, haverá a Procissão Luminosa, conduzirá a imagem de Nossa Senhora de Fátima de volta para a Matriz, no bairro de Fátima.
 
A coordenação da festividade no biênio 2016-2017 está sob a responsabilidade do casal José Joaquim e Osley Rodrigues. Segundo ela, os grupos, as equipes e os paroquianos estão desde o ano passado mobilizados para vivenciar em plenitude este ano de júbilo pelo centenário das aparições da Virgem em Portugal e pelos 50 anos de instalação da Paróquia em sua honra em nossa capital.
 
“Nós queremos que as pessoas sejam tocadas para que exista uma paz maior, haja esse amor entre todos nós, que brotem dos nossos corações sementes da paz, da alegria, da partilha, da docilidade, do perdão e da humildade, capazes de transformar outras pessoas,  mudar-lhes a vida. Com nossa evangelização, estamos empenhados em alcançar esse objetivo", diz,  entusiasmada, Osley Rodrigues.  
 
Monsenhor Raimundo Possidônio,  pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ressalta: “Neste ano, ano jubilar, de modo especial vemos amadurecer uma compreensão do valor das aparições de Fátima, apreciadas no mundo inteiro e, de modo particular, entre nós. O tema da festa coincide com o tema do Jubileu em Portugal, levando a considerar as mensagens de Fátima fundamentais para uma vivência do cristianismo mais autêntico em nosso meio, uma vivência mais comprometida com Maria, que, por sua vocação e missão, nos ajuda a tê-la como modelo e guia nesta tarefa evangelizadora”. 
 
Festejos em Portugal

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é, reconhecidamente, um dos santuários marianos mais visitados em todo o mundo. Em 2017, em virtude do centenário das aparições de Nossa Senhora da Fátima aos três pastorinhos, a diocese de Leiria-Fátima prepara-se para os festejos com uma extensa programação que contará com a presença do Papa Francisco, nos dias 12 e 13, como peregrino entre os peregrinos. Ele será o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12 a 15 de maio de 1982, 10 a 13 de maio de 1991, 12 e 13 de maio de 2000) e Bento XVI (11 a 14 de maio de 2010).

Aparições 

As Aparições de Fátima, cujo centenário se celebra este ano,  compõem-se de dois ciclos: o angélico e o mariano. O ciclo angélico, assim chamado por se referir a três aparições do Anjo de Portugal, na primavera, no verão e no outono de 1916, é considerado como que uma preparação, um itinerário pedagógico para os encontros com Nossa Senhora, no ano seguinte. Nelas, o Anjo de Portugal, como se identificou na segunda aparição, pediu aos Três Pastorinhos orações e sacrifícios, temas constantes em todas as aparições. O ciclo mariano é constituído por seis aparições de Nossa Senhora, em 1917.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também