Sacramenta festeja São Sebastião

 
“São Sebastião, defensor da vida, ajudai-nos a cultivar e aguardar a criação!” é o tema da festividade 2017 da Paróquia São Sebastião, situada no bairro da Sacramenta, em Belém. Os festejos iniciam-se na sexta-feira, 13, estendendo-se até o dia 22. Na programação celebrações eucarísticas, procissão luminosa, novenas, procissão e, na parte cultural, arraial e show pirotécnico. 
 
Os preparativos para a festividade começaram no dia 8 com uma ação integrada para o anúncio da programação, com carreata, moto e ciclo romaria nas principais ruas do bairro. Os momentos anteriores aos festejos foram marcados também pela posse do novo pároco no dia 9, em celebração presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Trata-se do Padre Pedro Diocrésio Francisco, que estava como vigário paroquial, auxiliando o antigo titular, o Cônego Joel Lopes de Oliveira.
 
Envolvida com a organização da festividade, Iracema Farias, a  ver como propícia para fortalecimento da fé: “O nosso grande intento é trazer o irmão que está afastado da igreja. É trazer à luz de Cristo. É momento também muito esperado pela comunidade e que tem grande significado para nós”.
 
Programação 
 
Nesta sexta-feira, 13, a programação inicia-se às 18h com procissão luminosa e o levantamento do mastro de São Sebastião, momento tradicional das comemorações. À noite, às 19h, Padre Pedro celebra a missa de abertura da festividade, seguida de arraial na área externa da Matriz, com atração musical, venda de comidas típicas e brincadeiras.
 
No dia seguinte,  Missas às 7h, 9h e 19h e no domingo, 15,  às 7h, 9h, 17h e 19h. No sábado, 14, como parte da programação cultural, às 20h, no salão paroquial, o jantar do padroeiro, contando também com atração musical. No dia 15, às 8h, café do padroeiro na área externa e, às 18h, arraial. 
 
No dia 20, dia da festa litúrgica de São Sebastião, a programação consta de café da manhã, Missa às 7h, presidida pelo Padre Pedro Diocrésio,  e às 9h, pelo Cônego Joel Lopes de Oliveira; ao meio dia novena, seguida de almoço. Por volta das 17h, início da procissão com a imagem do padroeiro, com concentração dos fiéis  em frente a um supermercado do bairro e saída rumo a Matriz.  Às 19h,  Missa presidida por Dom Irineu Roman. À chegada, arraial e, para encerrar, queima de fogos de artifício.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também