Celebrada pela Igreja Católica em 27 de novembro, Nossa Senhora das Graças, agora tem um Santuário Arquidiocesano em Ananindeua, mas é venerada com destaque na pela Arquidiocese de Belém também em Icoaraci e, ainda, no bairro de São Brás.
A devoção a Nossa Senhora das Graças em São Brás é propagada desde 1949, quando ocorreu um evento extraordinário: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na avenida Conselheiro Furtado, onde hoje está a Capela dedicada a Santa.
Em Icoaraci, a devoção começou com as romarias dos moradores à capela de Nossa Senhora em São Brás. Em 1952, foi realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém.
Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da padroeira.
O Círio de Icoaraci chegará a 71° edição no dia 26 de novembro com o tema “Maria, cheia de graça, ensina-nos a viver como escolhidos”. Dia 27 de agosto, o cartaz da festividade foi apresentado às 18h, no Santuário Nossa Senhora das Graças e São João Batista (Icoaraci).
SANTUÁRIOS
O primeiro Santuário Arquidiocesano de Belém é dedicado a Nossa Senhora de Nazaré do Desterro. Está situado na Região Episcopal Santa Maria Goretti, criado em 31 de maio de 2006 por Dom Orani João Tempesta, então arcebispo. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o segundo, criado a 1º de maio de 2021 na Região Episcopal Santa Cruz.
O terceiro é o Santuário São Judas Tadeu, estabelecido em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana. O quarto é o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, criado em 24 de junho de 2023, e o quinto é Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto de 2023.
O município de Ananindeua recebeu dois santuários. O Santuário Santa Rita de Cássia foi o sexto criado pela Arquidiocese em 25 de agosto de 2023, para a Região Episcopal São Vicente de Paulo.O sétimo santuário a ser criado foi o Santuário Nossa Senhora das Graças, instalado em 27 de agosto de 2023 na Região Episcopal Menino Deus.
Último Santuário
Dia 8 de setembro o 8º Santuário será criado: a Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (foto), na Região Coração Eucarístico de Jesus. Finda a meta de ter um santuário em cada Região.
Foto: Arquivo FNC / Luiz Estumano