Santuários Arquidiocesanos nas Regiões

Oito paróquias passam a ser lugares de intensa evangelização nas áreas episcopais

Futuro santuário Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio

 

Celebrada pela Igreja Católica em 27 de novembro, Nossa Senhora das Graças, agora tem um Santuário Arquidiocesano em Ananindeua, mas é venerada com destaque na pela Arquidiocese de Belém também em Icoaraci e, ainda, no bairro de São Brás.

A devoção a Nossa Senhora das Graças em São Brás é propagada desde 1949, quando ocorreu um evento extraordinário: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na avenida Conselheiro Furtado, onde hoje está a Capela dedicada a Santa.

Em Icoaraci, a devoção começou com as romarias dos moradores à capela de Nossa Senhora em São Brás. Em 1952, foi realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém.

Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da padroeira.

O Círio de Icoaraci chegará a 71° edição no dia 26 de novembro com o tema “Maria, cheia de graça, ensina-nos a viver como escolhidos”. Dia 27 de agosto, o cartaz da festividade foi apresentado às 18h, no Santuário Nossa Senhora das Graças e São João Batista (Icoaraci).

SANTUÁRIOS
O primeiro Santuário Arquidiocesano de Belém é dedicado a Nossa Senhora de Nazaré do Desterro. Está situado na Região Episcopal Santa Maria Goretti, criado em 31 de maio de 2006 por Dom Orani João Tempesta, então arcebispo. O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o segundo, criado a 1º de maio de 2021 na Região Episcopal Santa Cruz.

O terceiro é o Santuário São Judas Tadeu, estabelecido em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana. O quarto é o Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, criado em 24 de junho de 2023, e o quinto é Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto de 2023.

O município de Ananindeua recebeu dois santuários. O Santuário Santa Rita de Cássia foi o sexto criado pela Arquidiocese em 25 de agosto de 2023, para a Região Episcopal São Vicente de Paulo.O sétimo santuário a ser criado foi o Santuário Nossa Senhora das Graças, instalado em 27 de agosto de 2023 na Região Episcopal Menino Deus.

Último Santuário
Dia 8 de setembro o 8º Santuário será criado: a Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (foto), na Região Coração Eucarístico de Jesus. Finda a meta de ter um santuário em cada Região.

Foto: Arquivo FNC / Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também