Seminário Propedêutico admite seis seminaristas

No domingo, 5, durante Santa Missa no auditório Santa Maria de Belém o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, admitiu o ingresso de seis seminaristas no Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost. Concelebraram junto com o Arcebispo o padre Lindomar da Silva Pinheiro, reitor do Seminário Propedêutico e o Cônego Jaime Pereira, diretor espiritual dos Seminários da Arquidiocese de Belém.

O Propedêutico é o Seminário onde todo jovem que deseja ser sacerdote ingressa após a conclusão do ensino médio e permanece por um ano preparando-se para o vestibular para Filosofia. Nesse período, os jovens têm seu primeiro contato com a realidade que os espera adiante: o Seminário Maior São Pio X. Enquanto isso, eles são formados em cinco dimensões: intelectual, humano-afetiva, espiritual, comunitária e pastoral.

“O Seminário Propedêutico tem sua finalidade em preparar os seminaristas para o seminário maior e para a faculdade. O Seminário Propedêutico existe para levá-los a se acostumarem com a vida interna do seminário maior. Aqui, as cinco dimensões são trabalhadas em conjunto, da mesma forma que é feito o estudo das diretrizes, como o documento de nº 99 da CNBB, voltado para a formação dos futuros presbíteros. Essas dimensões não podem ser separadas, porque assim não se atingirá o ideal de formação que a Igreja oferece”, afirmou padre  Lindomar Pinheiro.

A celebração reuniu os familiares dos jovens Eduardo Santos Costa (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Luciano Pantoja dos Santos (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Outeiro), André da Silva Couto (Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro), Rafael Filgueiras do Nascimento (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), Wiliam Sousa de Lima (Paróquia Santa Paula Frassinetti) e Leonardo Antunes Vieira (Comunidade Kerigma de São Paulo).