Soure homenageia a Vigem de Nazaré

A manifestação de devoção mariana chega a sua 133° edição

Pascom Soure/Pa

 

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Soure, no Marajó, ocorreu no domingo, 12. Este ano com o tema “Maria, ensina-nos a viver como escolhidos”. O manifestação de devoção mariana chega a sua 133° edição. A programação iniciou dia 9 de novembro e segue até o dia 19.
A programação contou com a presença do bispo Emérito do Prelado do Marajó, Dom Luis Azcona Hermoso e o administrador diocesano da Prelazia do Marajó, Padre Kazimierz Antoni Skorki.

Na abertura da programação do Círio foi apresentado  o manto oficial, um dos momentos mais aguardados da quadra nazarena. O manto foi confeccionado e doado pela estilista, desenhista e bordadeira, Alcina Lúcia. Ela realiza este trabalho há 40 anos.

Neste dia também aconteceu à descida da Imagem. A cerimônia na Catedral Nossa Senhora da Consolação, Igreja Matriz, localizada na terceira rua, entre as travessas 16 e 17, no centro de Soure, com Santa missa, às 19h. Após a celebração, houve o traslado da Imagem para a escola  Edda de Sousa Gonçalves, onde a imagem permaneceu até  a sexta-feira, 10, apara dar início a Romaria dos Estudantes, uma das mais antigas procissões que antecedem o Círio de Nazaré em Soure, é organizada pelas escolas do município. A Romaria dos Estudantes saiu da escola Edd de Sousa Gonçalves e percorreu algumas ruas da cidade com direção a Capela Nossa Senhora das Graças, localizada no Jardim Bom Futuro.

Ainda na sexta-feira, 10, uma Santa Missa foi celebrada na Capela Nossa Senhora das Graças, às 17h. Logo após,  às 18h, início da Pré Trasladação, rumo à Escola Antônia Tavares, de onde sai a Romaria Motorizada, seguindo até Colônia dos pescadores.

No sábado,  11, após missa na Colônia dos Pescadores,  ocorreu a Romaria Fluvial. A imagem chegou ao Trapiche por volta das 9h30 e seguiu até a Igreja de Santa Rita, localizada na 3ª Rua do Bairro da Macacheira, centro. Às 17, a  Santa Missa marcou  a celebração que antecedeu a trasladação.  Aqui a imagem segue em caminhada em Berlinda, e muitas homenagens são realizadas ao longo do percurso. Fogos luminosos trouxeram encanto aos céus de Soure; e os cantos entoados com arranjos marajoaras, marcaram a noite do sábado. A trasladação encerra com a chegada à Igreja de São José.

Grande Procissão
O domingo, 12, marcou o dia da grande procissão do Círio de número 133 de Nossa Senhora de Nazaré,  em Soure. A programação teve início com missa solene presidida pelo Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Consolação, Padre José Antônio Vasconcelos, igreja de São José, às 6h. Na homilia, Padre José Antônio conduziu com sabedoria e simplicidade a reflexão sobre Maria ser escolhida por Deus para ser a Mãe de seu filho Jesus, e que após o SIM de Maria o anjo se retirou. Neste momento, o anjo entendeu que o  pedido foi aceito. Antes da bênção final o padre José Antônio perguntou para a assembleia se tinha alguém de outro estado, e uma senhora se apresentou com do estado de Amapá, aí o padre a convidou para levar a imagem até a porta da igreja. Para que assim, a pequena imagem fosse posta na Berlinda ornada com flores naturais, dando início à grande caminhada. Os devotos de Nossa Senhora também expressam sua devoção como promesseiros da Corda. A procissão do Círio encerra com a chegada na Catedral Nossa Senhora da Consolação.

No próximo sábado, 18, será a vez dos ciclistas a prestarem homenagens à Virgem de Nazaré com a Romaria Ciclística. A programação terá saída da Catedral Nossa Senhora da Consolação, 16h, e retorna a matriz.

No domingo, 19, é  a vez das crianças terem de com Nossa Senhora, na Romaria das Crianças. A saída da procissão será às 7h, da Catedral Nossa Senhora da Consolação, e na chegada haverá Santa Missa.

Um dos momentos marcantes da programação é a Romaria dos Vaqueiros que ocorreu no dia 5 de novembro, com saída da Fazenda Camburupy e chegada na Fazenda Perseverança.

Reforma da Catedral
A Catedral Nossa Senhora da Consolação, pertencente a Prelazia do Marajó,  localizada em Soure, entrou em reforma no final do mês de agosto, para o Círio 2023. Na noite do último domingo, dia 5, aconteceu a reabertura oficial da Catedral

Com informações Emília Jacob, direto de Soure, Marajó

  

    

Compartilhe essa Notícia

Leia também