No dia 25 de julho, data em que a igreja celebra São Cristovão, a capital paraense realiza em sua honra tradicional procissão, iniciada após a missa das 8h, presidida, na Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, por seu pároco, Monsenhor Raimundo Possidônio.
Percurso da carreata: Travessa Castelo Branco, Avenida Governador José Malcher, avenidas Marechal Hermes, Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa, Gentil Bitencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso, Praça São Cristóvão, até o Sindicado dos Taxistas do Município de Belém, localizado à Travessa Coronel Luíz Bentes, no Telégrafo. Monsenhor Possidônio abençoou chaves, carteiras e veículos dos presentes. A procissão contou com animação da banda da Polícia Militar. Durante o trajeto diversas homenagens foram prestadas ao padroeiro dos motoristas.
Muitos motoristas participaram, pedindo ao padroeiro bênçãos e graças. Monsenhor Possidônio elogiou-os:“É bom ver os condutores dos veículos pedindo proteção e intercessão deste santo para conduzi-los em uma boa viagem”.
Hermínio Calvinho, organizador da festividade, diz que "essa procissão sempre renova nossa fé, que já vem de uma tradição de família que quero passar para meu filho, pois essa homenagem não pode morrer, pois com ajuda do Martins Junior e do sindicato dos taxistas podemos prestar nossa homenagem a esse grande santo da vida da igreja”.
A imagem conduzida na procissão foi trazida de Portugal para Beléma há 104 anos pela associação dos Choferes e Condutores de Veículos, idealizadora da procissão que passou para as famílias Calvinho e Martins. É a primeira vez o Sindicato dos Taxistas participa da organização. Atualmente são os filhos e os netos de seus idealizadores que organizam a carreata. Tradicionalmente ela acontece depois da Santa Missa no Santuário de Fátima, em Belém .
|
Tradicional carreata homenageia São Cristóvão
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Seis recomendações da Igreja para viver o Advento
4 de dezembro de 2024
Produção de hóstias de detentos do sul da Itália é dedicada a Carlo Acutis
4 de dezembro de 2024
Poetas estão reunidos para celebrar os 800 anos do “Cântico das Criaturas”
4 de dezembro de 2024