TV Nazaré há 16 anos valoriza o serviço dos leigos

Desde novembro de 2017, a Igreja no Brasil vive o Ano do Laicato, assim definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para estimular o protagonismo de homens e mulheres no trabalho evangelizador. Tema do ano: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. Lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14) ambos destacam o serviço, a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos leigos, cuja participação, na Arquidiocese de Belém, dá-se também em toda a TV Nazaré há 16 anos, seja no voluntariado, participação de programas ou simplesmente como público.

Os programas da Rede Nazaré de Televisão valorizam esse serviço de leigos e estão atentos à sua importância. A contribuição mais direta que leigos têm na TV, e também nos outros veículos da Fundação Nazaré de Comunicação, é através do programa subsidiário “Família Nazaré” como benfeitores.

O programa “De Mãos Dadas” (foto), apresentado pelo Cônego Sebastião Fialho e exibido às segundas, quartas e sextas de 15h às 16h, é dedicado aos benfeitores que ajudam a manter a Fundação Nazaré. Esse programa consta de intercessão do sacerdote, meditação da Palavra de Deus, adoração ao Santíssimo Sacramento e recitação do Santo Terço.

Carolina Silva, voluntária, atua na catalogação de mensagens de telespectadores. Sentindo necessidade de mudanças e de novos desafios, buscou algo que pudesse contribuir mais com a sociedade. Foi quando conheceu a Fundação Nazaré e decidiu ajudar como voluntária: “hoje não me vejo sem fazer este trabalho que para mim é essencial. Ganhei muito em qualidade de vida, motivação e fiz amigos, verdadeiros irmãos na fé”.
No programa “Em Família”, apresentado por Dom Irineu Roman, os leigos benfeitores da missão são visitados e têm o seu cotidiano mostrado na telinha. O bispo auxiliar mostra a realidade das pessoas que, com o pouco que tem, ajudam a evangelização na Amazônia. Emelinda de Lima Ribeiro, 88 anos, contribui há 12 anos com a Família Nazaré.  Foi uma das pessoas cuja  residência foi visitada.

Para a aposentada, que aniversariou uma semana antes da visita, foi um feliz presente ter a presença de um bispo em sua casa: “Me senti muito grata com a vinda de Dom Irineu. Gostei muito, pois estava com problemas de saúde e as palavras ditas por ele foram reconfortantes”.

A Vida da Comunidade

Outro programa que valoriza a participação dos leigos na Igreja é “Comunidade Viva” (foto), que vai ao ar nas segundas, quartas e sextas em horários alternados.  O programa, que é capitaneado por Dom Irineu Roman, mostra a realidade das comunidades e paróquias, sobretudo no que tange à evangelização, área social e cultural.

“Creio que esta realidade religiosa, cultural e social que o programa apresenta tem muitas semelhanças, tanto na capital como em outros locais de abrangência e cobertura da TV Nazaré. Nesse sentido é importante fazer um programa sempre mais realista, voltado para as comunidades de Igreja, que seja estímulo e motivação para as atividades evangelizadoras, como também seja de inspiração em outras dimensões”, afirma Dom Irineu.

O apresentador credita o trabalho imenso da Igreja aos leigos empenhados na evangelização, que são lideranças em suas comunidades e paróquias: “o programa agrada ao público, pois se trata de algo que mostra a realidade de nossas comunidades. Isto motiva outras comunidades e grupos que o acompnham a se engajarem mais em suas pastorais e serviços na Igreja”.