Um ano das mudanças na estrutura eclesiástica da Igreja no Pará

Foto: Divulgação
 
Com informações Regional Norte 2. Como frutos da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, que ocorreu em outubro de 2019, no Vaticano, foi criada uma nova Província Eclesiástica, com elevação da Diocese de Santarém à condição de Arquidiocese; elevação da Prelazia do Xingu a Diocese; e a criação de uma nova Prelazia, do Alto Xingu, com sede em Tucumã, desmembrada da então Prelazia do Xingu.
 
Com a criação de uma nova Província Eclesiástica, as 14 circunscrições do Regional Norte 2 passaram a ser distribuídas entre a Província Eclesiástica de Belém e a de Santarém, conforme o mapa.
 
Arquidiocese de Santarém
 
Para a nova Arquidiocese, o Santo Padre nomeou o então bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Irineu Roman, da Congregação de São José, como o primeiro Arcebispo Metropolitano.
 
A recente província tem como sufragâneas (dependentes): Arquidiocese de Santarém, Diocese de Óbidos, Prelazia de Itaituba, Diocese do Xingu e Prelazia do Alto Xingu.
 
Diocese do Xingu
 
A então Prelazia do Xingu foi elevada a Diocese no dia 1º de fevereiro, tendo como primeiro bispo diocesano, Dom Frei João Muniz Alves, OFM, que já exercia a função de bispo prelado.
 
Prelazia do Alto Xingu
 
A nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã-PA, foi instalada no dia 9 de fevereiro. O primeiro Bispo Prelado é Dom Jesús María López Mauleón, OAR, ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza-CE.
 
Os Bispos e sua função na Igreja Católica
 
Padre Silvestre Sales, reitor do Seminário Diocesano de Castanhal e professor na Faculdade Católica de Belém, detalha sobre o título de bispo e suas funções na Igreja Católica, bem como as diferenças entre Arquidiocese, Diocese e Prelazia:
 
Os Bispos, como legítimos sucessores dos Apóstolos, recebem do próprio Deus a missão de santificar, ensinar e governar a porção do Povo de Deus a eles confiada, em comunhão com o Papa – cum Petro et sub Petro –, no colégio episcopal, zelando por toda a Igreja. Como sacerdote, mestre e pastor de seu rebanho, cabe ao bispo presidir, em nome de Deus, a sua Diocese, em favor de todo o Povo de Deus. O Bispo possui a plenitude do sacramento da Ordem e, distribui as graças de Deus, garantindo na Igreja local os dons da graça recebido do próprio Senhor. Logo, ordena para o serviço de Deus os diáconos e presbíteros, confere o sacramento da Confirmação e, com a colaboração de seus sacerdotes, apascenta todos os fiéis confiados a seu pastoreio (cf. cân. 375). O Bispo é, na Igreja particular, o centro da comunhão em Cristo.
 
Prelazia
 
A prelazia é uma porção do povo de Deus em um determinado território, “cujo cuidado, por circunstâncias especiais, é confiado a um prelado […], que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo Diocesano” (cân.  370). A Prelazia, por ainda não possuir as condições necessárias para ser constituída como Igreja Diocesana, é confiada a um Bispo Prelado, pertencente a uma congregação religiosa, que, com seus confrades, exerce o cuidado pastoral desta parcela do povo de Deus.
 
Diocese
 
Diocese é “uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular” (cân. 369). É, portanto, a Igreja local de uma região geograficamente determinada que está sob o cuidado pastoral de seu próprio Bispo, com seu próprio presbitério.
 
Arquidiocese
 
Entre as Dioceses, há algumas que, por sua antiguidade e importância, recebem do Papa o título de Arquidioceses (do grego “arché”, significa “princípio”, “início”, “a mais antiga”), geralmente, uma grande Metrópole. Cada Arquidiocese, portanto, exerce a primazia sobre as demais Dioceses de sua região (Província Eclesiástica).
 
Cada Arquidiocese tem como autoridade máxima um Arcebispo (ou Metropolita), que, sacramentalmente, é um Bispo como os demais, porém, por estar à frente de uma Arquidiocese, tem também autoridade e precedência de honra sobre os demais Bispos de sua Província Eclesiástica.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também