O Vaticano divulgou o calendário das celebrações presididas pelo Papa Francisco para os meses de março e abril. As cerimônias incluem ritos da Quaresma e eventos especiais do Jubileu de 2025.
Quarta-feira de Cinzas: início da caminhada quaresmal
No dia 5 de março, o Papa dará início à Quaresma com a tradicional procissão penitencial, saindo da Igreja de Santo Anselmo, no Monte Aventino. Durante o trajeto, os fiéis acompanharão o canto da Ladainha dos Santos. O destino é a Basílica de Santa Sabina, onde Francisco presidirá a Missa com a bênção e imposição das cinzas.
Jubileu do Voluntariado: encontro com quem faz a diferença
No domingo (9), o Papa celebrará a Missa do 1º domingo da Quaresma, na Praça São Pedro. A cerimônia faz parte do Jubileu do Mundo do Voluntariado e reunirá voluntários de diversas associações, membros de ONGs e profissionais do setor social.
O Santo Padre nunca deixa de frisar a importância desses agentes de transformação, que “levam esperança onde há sofrimento”.
Exercícios espirituais para o Papa e a Cúria
No mesmo dia, no período da tarde, em Roma, Francisco inicia os exercícios espirituais junto à Cúria Romana, um período de oração e reflexão realizado na Sala Paulo VI.
O encerramento desse momento de recolhimento será no dia 14 de março, no mesmo local.
Jubileu dos Doentes e Profissionais da Saúde
No domingo, 6 de abril, o Pontífice presidirá a Missa do 5º domingo da Quaresma, dentro do Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde.
O evento reunirá enfermos, profissionais da saúde e seus familiares. Em um momento especial de solidariedade e fé, o Papa reforçará a missão de acolher e cuidar dos mais frágeis.
Fonte: Portal A12