A duração ideal de uma homilia é breve

Segundo as recomendação do Papa Francisco, não deve ultrapassar 8 minutos

Foto: Antoine-Mekary (Aleteia)

 

“A homilia não deve ultrapassar 8 minutos, porque depois […] as pessoas adormecem”, alertou o Papa Francisco na audiência geral que realizou na Praça de São Pedro na quarta-feira, 12 de junho de 2024. Ele garantiu aos católicos que a leitura da Bíblia pode esclarecer seus problemas.

Naquele encontro semanal, o Papa deu continuidade ao seu ciclo de catequeses, iniciado no dia 29 de maio, sobre o tema “o Espírito Santo guia a Igreja para Cristo”. Centrando-se na descoberta do amor de Deus na Bíblia, incentivou a prática da Lectio Divina, que consiste em “dedicar um momento do dia à leitura pessoal e atenciosa de uma passagem da Escritura”.

Pope Francis waves to the crowd during his speech at his weekly general audience on May 15, 2024

O Pontífice observou que pode acontecer que leiamos uma passagem da Escritura “tantas vezes sem nenhuma emoção particular”, e então um dia “este texto de repente ilumina, fala-nos, ilumina um problema que estamos vivendo, esclarece a vontade de Deus por nós em uma determinada situação.” Para o chefe da Igreja Católica, é uma “iluminação” do Espírito Santo.
Durante a sua catequese, o Papa recomendou aos sacerdotes que as suas homilias fossem breves: não mais de 8 minutos, insistiu. Caso contrário, “perde-se a atenção e as pessoas adormecem e têm razão”, disse o pontífice argentino, antes de acrescentar: “Quero dizer isto aos padres que falam muito […] e não entendemos do que falam. .”

Recomendação à vida quotidiana
Como sempre faz, Francisco também encorajou os fiéis a sempre levarem consigo um Evangelho e a lerem passagens dele durante o dia.
Entre as muitas palavras de Deus que ouvimos todos os dias na Missa ou na Liturgia das Horas, há sempre uma que é especialmente para nós”.
No final da audiência geral, o Papa apelou mais uma vez à oração pela paz, nomeando em particular a Ucrânia, a Palestina, Israel e Myanmar.

Compartilhe essa Notícia

Leia também