A mulher que vivenciará a canonização do próprio filho, Carlo Acutis

Outdoor com foto de Carlo Acutis, antes de sua missa de beatificação, na na Basílica de São Francisco de Assis / Foto: IPA-Sipa USA via Reuters Connect

 

“O Senhor realizou o desejo de tantos que rezaram pela canonização de Carlo. Obviamente, vemos isso como um sinal do céu. Certamente lhe permitirá fazer um trabalho ainda maior do que o que está fazendo”, declara Antonia Salzano, mãe de Carlo.

Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, que será canonizado em breve, considera seu filho um grande intercessor. Ela o expressou com ternas palavras maternais: “Um sinal do céu”. O Papa canonizará o jovem, em data que será anunciada no dia 1 de julho de 2024, depois de ter aprovado o milagre atribuído à sua intercessão.
A comunicação da Santa Sé informou que a pessoa curada por intercessão de Carlo Acutis é uma jovem da Costa Rica: em 2022 sofreu um acidente de bicicleta que lhe causou grave traumatismo cranio encefálico. Os médicos a declararam morta e ela foi colocada em respiração assistida. A mãe da jovem visitou Assis e permaneceu ajoelhada diante do túmulo de Carlo Acutis durante um dia inteiro. Ela deixou uma carta e voltou para a filha, que voltou a respirar espontaneamente.

Anteriormente, o jovem foi proclamado beato no dia 10 de outubro de 2020 na Basílica de São Francisco de Assis, após confirmar o milagre da cura do pequeno Matheus, menino brasileiro de Campo Grande do Sul com malformação congênita do pâncreas anular que o impediu de se alimentar e ele vomitou tudo o que comeu.

A mãe, Luciana Vianna, afirmou: “Ele pesava 9 quilos aos três anos e meio. Alimentava-se de uma substância que chamamos de leite, mas era pura proteína e vitaminas já decompostas, porque o corpo não tinha tempo de absorvê-las e elas ficavam apenas alguns minutos no estômago.”

Luciana soube que uma relíquia de Carlo Acustis seria levada para sua igreja e assistiu à entrega da relíquia na missa. Ela pediu um milagre. “O padre disse que quem precisava de um milagre deveria pedir ao Carlo, porque para se tornar santo precisava de uma comissão. “Era o que faltava.”

Antonia Salzano, mãe do chamado ‘Ciber apóstolo da Eucaristia’, disse recentemente ter certeza de que seu filho é um grande intercessor diante de Deus. “Ele tem um jeito de convencer o Senhor para que Jesus não lhe diga não. E isso me dá um pouco de ternura.” Ela também garante que recebe diariamente notícias de curas, de ajudas inesperadas, de pequenas coisas extraordinárias que muitas pessoas recebem por intercessão de seu filho”.

 

Antônia Salzani, mãe de Carlo Acutis / Foto: Reprodução Canção Nova

Antónia expressa uma abordagem relevante à vida do filho: «É uma missão importante, especialmente entre os jovens, para quem deixou um testemunho exemplar de vida na simplicidade do cotidiano (…). Carlo transmite uma mensagem essencial: a importância dos sacramentos e da santificação na vida cotidiana. Além disso, é “um sinal de esperança, porque é um jovem de hoje, que evoluiu no mesmo mundo, cheio dos mesmos perigos que todos os jovens, como a pornografia, o álcool e as drogas”. Diante dessas armadilhas, Carlo é um exemplo tranquilizador, porque “soube permanecer ileso sem cair nelas”.
E acrescenta: “Agora o Senhor realizou o desejo de tantos que rezaram pela canonização de Carlo. Obviamente, vemos isso como um sinal do céu. Certamente permitirá que você faça um trabalho ainda maior do que o que está fazendo.” Antonia fala sobre como seu filho amou a Deus acima de tudo e fez as pessoas mudarem, antes mesmo de sua morte, em 2006. “Foi assim que ele mudou também sua mãe, que não era exatamente um exemplo de santidade”.

Carlos Acutis teve a missão de mostrar a muitos a importância dos sacramentos, sinais eficazes de Deus para dar a graça da santificação, como recorda a sua mãe: “Carlo dizia isso a todos: aos jovens internautas, aos afastados da fé, para todos.” Ela também ressalta que sua vida ficou concentrada antes do tempo. “Depois de três meses ele já havia dito a primeira palavra. Aos cinco meses ele começou a falar… até na fé era assim: estávamos passando por uma igreja e ele queria entrar e cumprimentar Jesus. Ele ficava lá e eu dizia que já era tarde: ele tinha apenas três anos.”

Fez a Primeira Comunhão aos sete anos de idade e depois assistia à Missa todos os dias, frequentava a Adoração Eucarística e rezava o Rosário. “Dava para perceber que havia algo dentro dele e acho que as pessoas ainda o abordam por causa disso.” Seu comportamento desde pequeno manifestava um comportamento incomum: “O que nunca pensei foi que Jesus iria tirá-lo de mim tão cedo. Mas os planos de Deus são sempre maiores. Aceitamos a morte de Carlo mesmo que prematura, com fé e com a certeza de que Deus faz tudo melhor. E hoje, mais do que nunca, nos sentimos assim.”

Oferecemos, traduzida, a oração oficial de intercessão ao próximo santo, aprovada por Domenico Sorrentino, Bispo de Assis:

Ó Deus, nosso Pai, obrigado por nos dar Carlo, modelo de vida para os jovens e mensagem de amor para todos. Fizeste com que ele se apaixonasse pelo teu Filho Jesus, fazendo da Eucaristia o seu “caminho para o céu”. Deste Maria como sua mãe amada e fizeste dela, com o Rosário, cantora da sua ternura. Aceite sua oração por nós. Ele olha, sobretudo, para os pobres, para aqueles que amou e ajudou. Conceda-me também, por sua intercessão, a graça de que necessito. E torna completa a nossa alegria, colocando Carlo entre os bem-aventurados da tua Santa Igreja, para que o seu sorriso brilhe mais uma vez diante de nós para a glória do teu nome.
Amém

Compartilhe essa Notícia

Leia também