
O Barco-Hospital Papa Francisco e o Barco-Hospital Papa São João XXIII estão no porto do distrito de Icoaraci, em Belém, no Pará, desde o dia 02 de novembro, para prestar apoio humanitário e serviços de saúde durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que se realiza na capital paraense até o dia 21 de novembro.
A presença dos Barcos Hospitais Papa Francisco e Papa São João XXIII no porto do distrito de Icoaraci, em Belém, no Pará, desde o dia 02 de novembro, chama a atenção de quem passa pelo local, mas eles estão ali por um motivo: prestar apoio humanitário e serviços de saúde durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que se realiza na capital paraense até o dia 21 de novembro.
A iniciativa é fruto da parceria entre o governo do Pará e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pela gestão das duas embarcações hospitalares. Ao todo são mais de 86 multiprofissionais que estiveram atendendo de 7 a 12 de novembro, com início sempre às 6h30. As embarcações estão fazendo atendimentos como: consultas de várias especialidades; exames de ultrassonografia, mamografia, tomografia, Raio X e de laboratório; cirurgias; odontologia; oftalmologia, entre outros atendimentos.
O modelo de referência
Durante a COP 30 está sendo apresentada a realidade da saúde pública na Amazônia com o seu contexto, as dificuldades, os desafios enfrentados, além de compartilhar a importância de valorizar o serviço voluntário na área da saúde, da medicina à odontologia.
“Podemos pontualizar sobre a questão de como fazer saúde pública, sobre a importância de trabalhar o incentivo da parte do voluntariado, da iniciativa privada, como também o financiamento do governo, para que a gente consiga levar da melhor forma possível a condição de saúde pública às comunidades, aos povos aqui da região”, disse o Frei Ezequiel Salvatico, responsável pelo Barco-Hospital Papa Francisco, que continuou:
“A expectativa é que a gente também possa apresentar aos outros países que somos um modelo único, que trabalhamos no sistema do SUS, conciliando esse processo de uma forma dinâmica. Talvez podemos pontualizar sobre esse modelo de referência, que hoje conseguimos chegar até a porta dos ribeirinhos com uma especialidade, até mesmo resolvendo alguns casos de saúde no momento. Nesse sentido, a expectativa é para apresentar também à delegação do Vaticano a realidade que nós temos da Igreja Católica aqui na Amazônia.”
A Rádio Vaticano – Vatican News visitou os barcos hospitais e conversou com o Fundador Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti:
Fonte: Vatican News / Silvonei José – Belém



