Entre os dias 9 e 11 de março, a cidade de San Juan, na Costa Rica, sediou a Assembleia Continental dos Diretores das Pontifícias Obras Missionárias (POM). O encontro reuniu 16 lideranças representando 14 países, além de dois diretores que participaram de forma remota. O principal objetivo da reunião foi refletir sobre os desdobramentos do 6º Congresso Americano Missionário (CAM6) e traçar diretrizes para as igrejas locais em 2025.
O evento contou ainda com a participação virtual do Pe. DinhAnhNhueNguyen, OFMConv, secretário internacional da Pontifícia União Missionária. Ele compartilhou reflexões sobre a mensagem do Papa para 2025 e anunciou um curso de atualização missionária internacional, que ocorrerá de outubro deste ano a maio do próximo, no formato online.
Outro ponto de destaque na pauta foi a revisão dos estatutos das POM em nível internacional. As lideranças discutiram propostas que serão apresentadas em maio, durante a Assembleia Geral das POM em Roma. Além disso, foram definidos protocolos para a realização dos congressos missionários americanos, um processo que vem sendo aprimorado ao longo de mais de 45 anos de experiência.
A Assembleia também avançou nas discussões sobre o próximo Congresso Americano Missionário, o CAM7, que será realizado no Brasil. De acordo com Irmã Regina da Costa Pedro, diretora das POM no Brasil, a equipe está acompanhando atentamente todas as decisões para garantir que os encaminhamentos do CAM6 sejam implementados e que a próxima edição do congresso ocorra com sucesso. “Sabemos do compromisso que isso envolve, mas seguimos com confiança e alegria por poder prestar esse serviço à Igreja das Américas e à Igreja Universal”, afirmou Irmã Regina.
Fonte: POM