A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) apresentou nesta quarta-feira, 7, no Vaticano, a campanha global ‘Reza com o Papa’, uma iniciativa que visa divulgar as intenções mensais do Santo Padre através de conteúdo multimédia.
A nova campanha propõe-se a ser “simples e acessível”, ajudando “qualquer pessoa, em qualquer lugar, a tirar um momento para rezar com o Papa e a manter-se ligado à missão da Igreja”.
O projeto articula dois formatos principais: “O Vídeo do Papa”, que desde 2016 acumula mais de 250 milhões de visualizações em 23 idiomas, e o formato “O Áudio do Papa”.
Esta vertente áudio conta com parcerias estratégicas com plataformas e aplicações de oração como a Rádio Vaticano, ‘Pray as you go’, ‘Rezandovoy’ e ‘Hallow’.
A conferência de imprensa, realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, contou com a presença de Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, e do padre Cristóbal Fones, diretor internacional da RMOP.
“Rezar com o Papa representa uma forma diferente de entender a rede, de tecer a rede, de a enraizar no território, de fazer da conexão um instrumento de comunhão e da comunhão um instrumento de comunicação”, afirmou Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação.
Na conferência de imprensa realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé, o responsável sublinhou a necessidade de contrariar a lógica do consumo rápido de conteúdo.
“Significa também escapar ao paroxismo da velocidade que impõe limitar a atenção a apenas alguns segundos; para se encontrar com o sucessor de Pedro online e com a sua comunidade offline num espaço protegido, num tempo lento, de oração”, acrescentou.
Citando um recente alerta do Papa Leão XIV, sobre um mercado que “transforma em negócios até mesmo a sede humana de procurar”, o prefeito do Dicastério para a Comunicação sustentou que “reparar as redes, construir uma rede diferente, é um trabalho missionário”.
A principal novidade da campanha reside na aposta no formato áudio, complementar ao já consolidado “Vídeo do Papa”, que existe há uma década.
O padre Cristóbal Fones, por sua vez, explicou que esta nova etapa procura aprofundar a vida espiritual.
“Em continuidade com esta missão de compaixão pelo mundo, e acrescentando uma nova perspectiva, a campanha que hoje apresentamos leva-nos mais decididamente para o silêncio, para uma experiência íntima, serena; uma experiência interior partilhada, que consegue transformar verdadeiramente a vida, a partir de dentro”, referiu o sacerdote jesuíta.
O responsável destacou que o foco estará centrado em apoiar uma experiência espiritual, que “muitas vezes se torna difícil no meio da nossa vida quotidiana, tão agitada e cheia de ruído”.
“Existe, por acaso, um espaço onde possamos tornar-nos mais vulneráveis, expostos, sem máscaras, senão na presença daquele que nos ama? A oração é esse espaço onde pode emergir o que é autêntico, simples, fundamental, o que nos faz ser quem somos”, sustentou o padre Fones.
As intenções de oração confiadas por Leão XIV para 2026 abordarão temas como o desarmamento nuclear, as crianças com doenças incuráveis, os sacerdotes em crise, o acesso universal a uma alimentação de qualidade e o cuidado da água.
Durante a apresentação foram exibidos testemunhos de Stella Vania, da Indonésia, e KediOgou Marianne Inès, da Costa do Marfim, ilustrando o alcance de uma rede que está presente em 92 países e mobiliza cerca de 22 milhões de católicos.
Fonte: Agência Ecclesia


