O início oficial das celebrações será neste domingo, 10 de janeiro, com uma Celebração Eucarística na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis A Ordem dos Frades Menores informa que no domingo, 10 de janeiro, às 10 horas, terá início na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis, as celebração do VIII Centenário do Trânsito de São Francisco de Assis, última etapa da jornada empreendida em 2023 e que permitiu à Famíli Franciscana reviver os últimos anos da vida terrena do Pobrezinho.
“Estarão presentes os ministros gerais da Família Franciscana: Fr. MassimoFusarelli, OFM, Fr. Carlos Alberto Trovarelli, OFM Conv., Fr. Roberto Genuin, OFM Cap., e Pe. TiborKauser, OFS., juntamente com Fr. Amando Trujillo Cano e Ir. Daisy Kalamparamban, respectivamente ministro geral da Ordem Terceira Regular (TOR) e presidente da Conferência Internacional Franciscana de Irmãos e Irmãs da Ordem Terceira Regular. Esta presença conjunta simboliza a riqueza carismática da Família Franciscana em todo o mundo.
Não faltará a presença de autoridades religiosas e civis locais, incluindo dom Domenico Sorrentino, Bispo de Assis-NoceraUmbra-Gualdo Tadino e Foligno, e Valter Stoppini, prefeito da cidade de Assis. Eles participarão de um gesto que irá comemorar a reconciliação entre o bispo e o prefeito de Assis, celebrada por Francisco como uma profecia de paz.
O rito será dividido em várias partes, testemunhando a riqueza do carisma franciscano e a transição simbólica do Centenário dos Estigmas para o do Trânsito. Para a ocasião, a pintura mais antiga representando São Francisco de Assis, conservada no Museu da Porciúncula, será exposta na basílica. Obra do chamado Mestre de São Francisco (meados do século XIII), retrata o Santo com estigmas claramente visíveis, expressão de sua plena e definitiva conformatio Christi. A imagem teria sido pintada em uma tábua de madeira usada para acolher e proteger o corpo de Francisco imediatamente após sua morte, conferindo-lhe não apenas valor iconográfico, mas também profundo caráter relicário e testemunhal.
A Basílica de Santa Maria dos Anjos abriga a chamada Capela do Trânsito, o local onde Francisco, à beira da morte, desejava ser sepultado em 3 de outubro de 1226. As últimas estrofes do Cântico das Criaturas, “ Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã morte corporal, da qual nenhum vivente pode escapar” , são a chave autêntica para a compreensão deste Centenário.
A celebração será transmitida ao vivo no site dos Centenários Franciscanos: www.centenarifrancescani.org .
Também são muitas as iniciativas da Família Franciscana programadas para celebrar este centenário:
– ”Francisco Tem os Seus Olhos“: um percurso de 12 eventos mensais organizado pela Província Seráfica dos Frades Menores da Úmbria e Sardenha para (re)descobrir no olhar do Santo a chave para orientar-nos na complexidade do nosso tempo. O início foi em 3 de janeiro, com o tema “Francisco e a Palavra de Deus”.
– Exposição dos restos mortais de Francisco de 22 de fevereiro a 22 de março de 2026 na Basílica de Assis. Reservas gratuitas no site oficial www.sanfrancescovive.org .
– Capítulo dos Jogos dos Jovens Europeus, de 3 a 6 de agosto de 2026.
– Novena de São Francisco , com diversas iniciativas.
– Domingo dos Pobres (novembro de 2026), com o tema “São Francisco e os Pobres”.
Fonte: Vatican News / Com ofm.org


