Crianças africanas rezam o terço

Crianças da diocese de Jalingo, Nigéria, reuniram-se na festa do Santo Rosário, em 7 de outubro de 2025, para participar da campanha de oração "Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário", celebrada em paróquias, capelanias e áreas pastorais de toda a diocese. | Ajuda à Igreja que Sofre
Crianças da diocese de Jalingo, Nigéria, reuniram-se na festa do Santo Rosário, em 7 de outubro de 2025, para participar da campanha de oração “Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário”, celebrada em paróquias, capelanias e áreas pastorais de toda a diocese. | Ajuda à Igreja que Sofre

Crianças de toda a África, entre elas crianças em países que enfrentam perseguição e instabilidade, uniram-se à campanha Um Milhão de Crianças Rezando o Rosário na festa de Nossa Senhora do Rosário, dia 7 de outubro.

A campanha da fundação pontifícia e de caridade Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) é uma iniciativa global de oração inspirada na visão de são Pio de Pietrelcina de que as crianças mudam o mundo por meio da oração.

Em Moçambique, país do sul da África assolado por uma insurgência muçulmana contra cristãos, algumas crianças rezaram o terço pela primeira vez na vida.

Um dos testemunhos divulgados à AIS de uma paróquia da diocese de Lichinga, em Moçambique, falou sobre como a comunidade reuniu 100 jovens para orar pela paz em seu país e além.

O depoimento diz: “As crianças ficaram muito interessadas… Já tínhamos nos encontrado com elas duas vezes antes, para prepará-las. Muitas crianças não conheciam o terço ou nunca o tinham rezado, então a iniciativa foi a primeira de muitas oportunidades de rezar o terço com elas no futuro”.

A diocese de Jalingo, Nigéria, também escreveu à AIS dizendo que as crianças de sua diocese também participaram da campanha de oração, que foi feita em paróquias, capelanias e áreas pastorais em toda a diocese.

“Também acrescentamos a adoração da hora santa ao Santíssimo Sacramento como peregrinos de esperança entre os povos”, disse a mensagem da diocese de Jalingo. “Que Deus ouça nossas preces e nos conceda unidade e paz em nosso mundo conturbado”.

Segundo estatísticas coletadas pela AIS, cerca de 500 mil crianças de 111 países foram oficialmente registradas online até 8 de outubro.

A AIS estimou que muito mais pessoas participaram da campanha, dizendo: “Experiências anteriores mostram que muitos grupos, famílias e indivíduos ao redor do mundo participam da campanha sem se registrar online, então o número total provavelmente excede muito esse número”.

Essa iniciativa teve início em 2005 em Caracas, Venezuela, quando um grupo de crianças rezando o terço inspirou um movimento mundial. Hoje, a iniciativa conecta milhões de jovens fiéis em todos os continentes.

“Inspirada nas palavras de são Padre Pio, que acreditava que quando 1 milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará, a campanha se tornou um movimento espiritual significativo, atraindo a participação de escolas, paróquias e famílias em todos os continentes”, disse a AIS.

Na campanha deste ano, a Polônia foi o país com mais participantes, com cerca de 86 mil, seguida pelo Brasil com cerca de 50 mil.

Os EUA dobraram sua participação oficial neste ano, chegando a 22 mil participantes.

A AIS disse que, apesar dos números mais modestos, a participação de países como a Libéria ou a Argélia, com 100 participantes cada, “mostra o alcance global dessa campanha”.

Fonte: ACI Digital / Por Agnes Aineah

Compartilhe essa Notícia

Leia também