Com informações de Andressa Collet (Vatican News)
Desde sábado, 13 de julho, até 26 de outubro as famílias que estiverem em Roma podem passar duas horas agradáveis na companhia dos filhos no encantador cenário natural dos Jardins do Papa, junto à natureza e com aprendizado ao ar livre. A iniciativa original e sob medida às famílias, intitulada “Captura a natureza”, será realizada todos sábados do mês.
Organizada pelos Museus do Vaticano pela primeira vez, a nova proposta é uma visita guiada dedicada especificamente para famílias com um itinerário original e estimulante, inspirado na Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco, para conscientizar adultos e crianças sobre os temas da proteção da criação e do meio ambiente.
A visita guiada, disponível em italiano e inglês, foi projetada para famílias com crianças entre 6 e 12 anos de idade e é totalmente acessível a pessoas com deficiências sensoriais, motoras e intelectuais (com reservas que podem ser feitas pelo e-mail: accessibilita.musei@scv.va).
Programação especial para crianças
As famílias serão conduzidas por operadores educacionais especializados para desvendar o “pulmão verde” do Estado do Vaticano: as plantas do Jardim Bíblico, o Bosque, o Jardim Inglês, a Fonte da Solteirona, a Casina Pio IV, a Madonna dellaGuardia e a Nossa Senhora de Fátima, os lugares preferidos pelos Pontífices durante as caminhadas, os brasões papais e, finalmente, muitas anedotas e curiosidades.
O projeto promete uma verdadeira experiência de educação ao ar livre para se crescer juntos na consciência da beleza e na defesa da casa comum por meio de jogos, oficinas e experiências lúdicas propostos para as visitas que tornarão ainda mais especial esse percurso entre natureza, arte e fé.
As visitas oferecem atividades como a caça ao tesouro, a criação de uma “obra-prima” do Vaticano usando a técnica artística francesa do frottage (de decalque), a descoberta das tartarugas, o reconhecimento de plantas mencionadas na Bíblia, a “Wood Wide Web” (internet das árvores) e a Família das Árvores” e “Lixo ou natureza?” para aprender a distinguir produtos naturais daqueles sintéticos.
Ingressos
Os bilhetes para as visitas guiadas podem ser comprados pelo site oficial dos Museus do Vaticano (www.museivaticani.va). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: education.musei@scv.va. Ao final do passeio, e sem custo adicional, será possível visitar os Museus do Vaticano de forma independente.