Às 15h01 (horário local),deste domingo, 30 de novembro, o Airbus A320neo da ITA Airways, transportando o Papa Leão XIV, decolou do Aeroporto Internacional Atatürk de Istambul com destino a Beirute, capital do Líbano, onde o Pontífice permanecerá até terça-feira, 2 de dezembro, como parte de sua primeira Viagem Apostólica.
Os 4 dias do Papa na Turquia
A visita de quatro dias do Pontífice à Turquia (Türkiye) chega ao fim. Entre outros, a visita incluiu a comemoração, juntamente com o Patriarca Bartolomeu e os líderes e representantes das Igrejas cristãs do mundo, do 1700º aniversário do primeiro Concílio Ecumênico da história, realizado em Niceia, atual Iznik. Uma celebração sóbria e solene, realizada sobre as ruínas da antiga Basílica de São Neófito, durante a qual Leão XIV exortou a superar “o escândalo das divisões”, promovendo a “unidade”.
Leão XIV foi o quinto Pontífice a visitar a Turquia, após Paulo VI em 1967; João Paulo II em 1979; Bento XVI em 2006 e Francisco em 2014.
A despedida no Aeroporto Internacional Atatürk em Istambul
A acolhida no Líbano
No aeroporto de Beirute, que leva o nome do ex-primeiro-ministro RafiqHariri, assassinado juntamente com sua equipe de segurança em um ataque em 14 de fevereiro de 2005, o Papa será recebido pelo núncio Apostólico e pelo chefe do Protocolo do Líbano.
Fonte: Vatican News




