O Vaticano divulgou o calendário das celebrações do Papa no próximo Natal, que se iniciam a 24 de dezembro,na Basílica de São Pedro, com a Missa e abertura da Porta Santa do Jubileu 2025.
“Estabeleço que a porta santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, seja aberta a 24 de dezembro do corrente ano de 2024, iniciando-se assim o jubileu ordinário”, escreve Francisco, na bula de proclamação do próximo Ano Santo.
O texto, intitulado ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude), anuncia solenemente o início e fim das celebrações do 27.º jubileu ordinário da história da Igreja.
Já no dia de Natal, ao meio-dia de Roma, o Papa concede a tradicional bênção ‘Urbi et Orbi’ (à cidade e ao mundo), desde a varanda central da Basílica de São Pedro.
O Papa vai abrir uma porta santa e presidir à Missa na prisão de Rebibbia, em Roma, a 26 de dezembro, num gesto inédito na história dos Jubileus
A 31 de dezembro, Francisco preside às I vésperas da solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com ‘Te Deum’ em “ação de graças pelo ano que decorreu”.
A 1 de janeiro de 2025, o Papa preside à Missa, a partir das 10h00 de Roma, no 58.º Dia Mundial da Paz.
Ainda dentro do ciclo de celebrações de Natal, Francisco assinala a solenidade da Epifania, a 6 de janeiro, com a Missa na Basílica de São Pedro, pelas 10h00 locais.
O calendário conclui-se a 12 de janeiro, na Capela Sistina, por ocasião da festa do Batismo do Senhor, em que o Papa batiza várias crianças, a partir das 09h30.
Francisco determina que, a 29 de dezembro de 2024, em todas as catedrais, os bispos diocesanos celebrem a Missa como abertura solene do ano jubilar.
Fonte: Agência Ecclesia