O Papa defendeu nesta segunda-feira, 6, o valor da verdade e da “honestidade” na comunicação, alertando para o impacto de manipulações mediáticas sobre populações mais desfavorecidas.
“Muitas vezes, a narrativa da verdade é ofuscada pelas fakenews, como se diz hoje, ou seja, por mentiras, insinuações e acusações infundadas. Contudo, perante tais obstáculos, a verdade não permanece escondida, pelo contrário”, disse Leão XIV, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação da oração do ‘Regina Caeli’, na segunda-feira de Páscoa.
O tradicional encontro com milhares de pessoas, reunidas na Praça de São Pedro, evocou as vítimas da violência à escala global, à luz da celebração da Páscoa, no último domingo.
“Caríssimos, como é importante que este Evangelho chegue sobretudo aos oprimidos pela maldade, que corrompe a história e confunde as consciências! Penso nos povos atormentados pela guerra, nos cristãos perseguidos por causa da sua fé, nas crianças privadas de instrução”, disse o pontífice.
“Anunciar, em palavras e obras, a Páscoa de Cristo significa dar nova voz à esperança, caso contrário será asfixiada às mãos dos violentos”, acrescentou.
A reflexão partiu da passagem do Evangelho de São Mateus, na qual se cruzam dois relatos: o das mulheres, que encontraram o Ressuscitado, e o dos guardas.
“As primeiras anunciam a vitória de Cristo sobre a morte; os segundos anunciam que a morte vence sempre e em qualquer caso. Na versão destes, Jesus não ressuscitou, mas o seu cadáver foi roubado. A partir de um único dado, o túmulo vazio, surgem duas interpretações: uma é fonte de vida nova e eterna, a outra de morte segura e definitiva”, assinalou o Papa.
Leão XIV apresentou a fé na ressurreição de Jesus como “a boa nova a testemunhar no mundo”.
“Assim como o Ressuscitado, sempre vivo e presente, liberta o passado dum fim destrutivo, também o anúncio pascal salva do sepulcro o nosso futuro”, indicou.
A intervenção papal evocou o primeiro aniversário do falecimento de Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa de 2025 (21 de abril).
“À luz do Ressuscitado, recordemos hoje com especial carinho o Papa Francisco, que na segunda-feira de Páscoa do ano passado entregou a sua vida ao Senhor. Ao fazermos memória do seu grande testemunho de fé e amor, rezemos juntos à Virgem Maria, sede da Sabedoria, para que possamos tornar-nos, cada vez mais, anunciadores luminosos da verdade”, disse Leão XIV.
Após a oração, o Papa agradeceu a quem lhe enviou mensagens nos últimos dias.
“Estou especialmente grato pelas vossas orações. Por intercessão da Virgem Maria, que Deus recompense cada um de vós com os seus dons. Espero que passem esta segunda-feira de Páscoa e estes dias da oitava, em que continua a celebração da ressurreição de Cristo, com alegria e fé. Perseveremos na oração pelo dom da paz para o mundo inteiro”, apelou.
Leão XIV assinalou ainda o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, renovando os seus votos de que o desporto, “com a sua linguagem universal de fraternidade, seja um lugar de inclusão e paz”.
Fonte: Agência Ecclesia




