Papa envia antibióticos para Gaza

A solidariedade do Papa Leão XIV ganhou um novo gesto concreto. A Esmolaria Apostólica, conhecida como o “pronto-socorro do Papa”, enviou cinco mil antibióticos para crianças da Faixa de Gaza. O envio foi possível após a abertura de passagens que permitem a chegada de ajuda humanitária à região.

O Pontífice havia falado sobre uma “centelha de esperança” na Terra Santa durante o Angelus de domingo. Agora, essa esperança se manifesta em ações concretas. As crianças de Gaza, entre as mais afetadas por dois anos de conflito, recebem cuidados essenciais graças à iniciativa do Papa.

“É necessário agir”

O cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade, destacou que a missão da Igreja é transformar palavras em atitudes.

“Damos continuidade às palavras contidas na Exortação Apostólica Dilexi te, dedicada aos pobres, porque é necessário agir, dar atenção a quem está em necessidade.

A mensagem de Leão XIV inspira uma Igreja próxima dos que sofrem. “O anúncio do Evangelho é credível somente quando se traduz em gestos de proximidade e acolhimento”, recorda o Papa no mesmo texto.

Por meio do Patriarcado Latino de Jerusalém, os antibióticos já chegaram aos que mais precisavam. Mesmo durante os períodos mais difíceis da guerra, o Vaticano manteve o envio de recursos para alimentos e combustível.

Apoio contínuo à Ucrânia

A caridade do Papa também alcança a Ucrânia, onde a guerra ainda causa sofrimento e destruição. A Esmolaria Apostólica mantém o envio de ajuda por meio da Basílica de Santa Sofia, em Roma, conhecida como “a igreja dos ucranianos”.

De lá partem caminhões com alimentos, roupas térmicas e produtos de limpeza. Recentemente, pacotes marcadoscom as bandeiras do Vaticano e da Ucrânia chegaram à cidade de Kharkiv. Neles se lia: “Presente de Papa Leão XIV à população de Kharkiv”.

Os kits contêm enlatados, óleo, macarrão, carne e itens básicos para a sobrevivência. É um gesto simples, mas que revela o coração pastoral do Papa diante de um povo exausto pela guerra.

Fonte: Portal A12 / Com Vatican News

Compartilhe essa Notícia

Leia também