O Papa enviou nesta quinta-feira, 6, mensagem de agradecimento aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a oração do Rosário, abençoando os participantes.
“Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde a partir da Praça, acompanho-vos desde aqui. Que Deus vos abençoe e que a Virgem cuide de vós. Muito obrigado”, refere, numa intervenção registrada em áudio e divulgada no início da cerimônia de oração.
Segundo o Vaticano, o Papa está “comovido com as numerosas mensagens de afeto que lhe são enviadas diariamente e agradecido pelas orações do povo de Deus”.
Esta foi a primeira vez que Francisco se fez ouvir, após 21 dias de internamento, numa mensagem que deixou transparecer a sua condição frágil.
Os peregrinos acolheram a saudação do pontífice com uma salva de palmas.
“Para nós, que estamos aqui e para todos no mundo, tantas pessoas, católicas, cristãs, mulheres e homens de boa vontade que estão próximos do Papa, que rezam por ele, enviou uma saudação, com um áudio, que ouvimos da sua voz, agora”, tinha anunciado o cardeal Ángel Fernández Artime, pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), que presidiu à recitação do Rosário pela saúde do Papa, na Praça de São Pedro.
“Reunimo-nos em oração pela saúde do Santo Padre, que ouvimos agora, com Maria, Mãe da Igreja e do Bom Conselho”, disse depois o cardeal espanhol, perante centenas de peregrinos.
A iniciativa decorreu pela 11ª noite consecutiva, unindo responsáveis do Vaticano e da Diocese de Roma, colaboradores da Santa Sé e peregrinos.
O Papa continua internado em situação estável e com prognóstico reservado, no Hospital Gemelli, de Roma, devido a problemas respiratórios.
“O estado clínico do Santo Padre manteve-se estável em relação aos dias anteriores. Também hoje, não apresentou episódios de insuficiência respiratória”, refere uma nota enviada aos jornalistas, esta tarde.
Francisco prosseguiu a fisioterapia respiratória e motora “com proveito”.
“Os parâmetros hemodinâmicos e as análises sanguíneas mantiveram-se estáveis. Não apresentou febre”, acrescenta o comunicado.
Apesar da ausência de novas crises de insuficiência respiratória, “os médicos mantêm um prognóstico reservado”.
Tendo em conta a estabilidade do quadro clínico, o próximo boletim médico será publicado no sábado, adiantou a sala de imprensa da Santa Sé.
Hoje o Papa “dedicou-se a algumas atividades de trabalho durante a manhã e a tarde, alternando entre o repouso e a oração; antes do almoço, recebeu a Eucaristia”.
Francisco, internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, foi diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral, num quadro clínico definido como complexo.
A quarta hospitalização no 10.º andar do Gemelli desde 2021 é já a mais longa do pontificado.
Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; a 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco.
Fonte: Agência Ecclesia