O Papa registou novas melhorias no seu quadro clínico, que permitiram aos médicos abandonar o prognóstico reservado, após 25 dias de internamento no Hospital Gemelli, de Roma.
“O estado clínico do Santo Padre continua a ser estável. As melhorias registadas nos dias anteriores consolidaram-se ainda mais, como confirmam as análises sanguíneas, a objetividade clínica e a boa resposta à terapia medicamentosa. Por estas razões, os médicos decidiram hoje melhorar o prognóstico”, indica a nota enviada aos jornalistas, na tarde desta segunda-feira.
O boletim com informações médicas refere que “tendo em conta a complexidade do quadro clínico e o importante quadro infecioso apresentado aquando da admissão, será necessário continuar, por mais alguns dias, a terapia médica farmacológica em ambiente hospitalar”.
Esta manhã, o Papa pôde seguir os exercícios espirituais da Cúria Romana, em ligação com o Auditório Paulo VI.
“Depois recebeu a Eucaristia e dirigiu-se à capela do apartamento privado para um momento de oração; de tarde, voltou a participar nos Exercícios Espirituais da Cúria, acompanhando-os em ligação vídeo. Durante o dia, alternou a oração com o repouso”, relata a nota.
Francisco está internado desde 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, de Roma, tendo sido diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.
Fonte: Agência Ecclesia